A piscicultura é um dos ramos da aquicultura, que desenvolve o cultivo de peixes e outros organismos aquáticos. Essa modalidade de criação cresceu muito nos últimos anos e movimenta uma parte importante da economia do mercado no Brasil atualmente.
substantivo feminino Criação de peixes; ação criar peixes normalmente com propósitos comerciais: agricultor investe em tanques de piscicultura e vende peixes para o restante do país. Etimologia (origem da palavra piscicultura). Pisci, do latim pisce, "peixe" + cultura.
A piscicultura intensiva caracteriza-se pelo uso de rações balanceadas na alimentação dos peixes, em virtude das densidades de estocagem bastante altas, o que torna os alimentos naturais por demais insuficientes, embora estejam presentes e possam mesmo ser incrementados através de fertilizantes.
Já a aquicultura é baseada no cultivo de organismos aquáticos geralmente em um espaço confinado e controlado. A grande diferença entre as duas atividades é que a primeira, por ser extrativista, não atende as premissas de um mercado competitivo.
Caracterizado pelo uso de rações balanceadas na alimentação dos peixes, em virtude das densidades de estocagem bastante altas, o que torna os alimentos naturais insuficientes, embora estejam presentes na cultura e possam mesmo ser incrementados através de fertilizantes.
A piscicultura, que é a produção de peixes em ambientes controla- dos, é uma atividade aquícola que vem crescendo rapidamente no Brasil. É desenvolvida em praticamente todas as regiões do país, em diversos sistemas de criação, como viveiros escavados, açudes e tan- ques-rede.
Assim sendo, os maiores benefícios dos policultivos são a conservação dos Page 5 5 mecanismos de regulação que fazem com que o ecossistema aquático não fique desequilibrado, como acontece facilmente nos monocultivos, e a redução da poluição gerada pelo cultivo com a utilização de espécies que aproveitam o resíduo ...
O policultivo de pei- xes é o cultivo de duas ou mais espé- cies de peixes, com hábitos alimentares diferentes no mesmo viveiro, integrados (criados juntos) com outra produção ani- mal ou vegetal.
O monocultivo é a forma de criação de peixes mais adotada no país, principalmente, nos sistemas semi-intensivo e intensivo; é caracterizado pela criação de apenas uma espécie de peixe em um determinado tanque. ... Basicamente, existem dois tipos de monocultivo, quanto ao tipo de despesca.
Viveiros e tanques são dois ambientes diferentes para a criação de peixes. Enquanto o viveiro é considerado mais próximo do ambiente natural dos animais aquáticos, por reproduzir de forma mais fiel o seu habitat, o tanque é artificial, por ser, em geral, revestido com outro material.
Os valores entre 7,0 e 8,3 são considerados ótimos para a piscicultura, podendo-se, no entanto, trabalhar com valores entre 6,5 e 9,0. A determinação de pH pode ser feita através de um kit químico.
6 a 8