A Cultura de Massa (ou “cultura pop”) é o produto realizado pela Indústria Cultural. Tem o intuito de atingir a massa social, considerando “massa” em seu sentido de coesão e opacidade. Portanto, cultura de massas é o meio e o fim pelo qual se submetem as mais variadas expressões culturais a um ideal comum e homogêneo.
O que é educação midiática? Conjunto de habilidades para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos — dos impressos aos digitais.
A utilização das linguagens midiáticas tem como objetivo aproximar e entrelaçar o relacionamento entre alunos e professores no ambiente escolar.
São textos que apresentam argumentos, dados e informações referentes a um tema ou personalidade. Apesar de estar ganhando o debate educacional brasileiro nos últimos anos, o tema não é novo. O primeiro curso de letramento midiático surgiu na primeira metade dos anos 1990, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
“Na alfabetização midiática informacional, ou Educação Midiática, o foco é capacitar e habilitar os sujeitos a 'decifrar' certos conteúdos e lidar com esse mundo de informações – mas não questioná-lo, transformá-lo e praticar formas diferentes de comunicação.
Um exemplo de atividade que trabalha a BNCC na prática em sala de aula com alunos da educação infantil é a criação de histórias de faz de conta. Nelas, as crianças imaginam, criam espaços diferentes e trabalham o respeito e a empatia pelos colegas.
A educação midiática é o conjunto de habilidades para Acessar, Analisar, Criar e Participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos, dos impressos aos digitais, como requisito fundamental para a formação do cidadão e para o fortalecimento da democracia.
Mídias na Educação é um programa de educação a distância, com estrutura modular, que visa proporcionar formação continuada para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação – TV e vídeo, informática, rádio e impresso.
A utilização de mídias no processo educativo introduz uma nova forma de organização do trabalho pedagógico, não só com proposta metodológica, mas também como visão diferenciada acerca do sujeito que aprende, no papel do professor e dos instrumentos de ensino.
A mídia pode ser inserida em sala de aula através dos Recursos de Ensino. ... A utilização de recursos de ensino diminui o nível de abstração dos alunos, pois eles vêem na prática o que estão aprendendo na escola, e podem relacionar a matéria aprendida com fatos reais do seu cotidiano.
As redes são utilizadas no processo pedagógico para romper as paredes da escola, bem como para que aluno e professor possam conhecer o mundo, novas realidades, culturas diferentes, desenvolvendo a aprendizagem através do intercâmbio e aprendizado colaborativo.
O surgimento das mídias e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's), no cenário do EAD, fez ressurgir um novo conceito de conhecimento, pois as ferramentas tecnológicas unidas com as potencialidades tempo e espaço incentivam a educação numa sociedade com tantas diferenças.
Os recursos midiáticos são instrumentos que servem para aumentar a eficiência da aprendizagem, motivando os alunos em relação às novas tecnologias. Segundo (SILVEIRA, 2008) , a sociedade contemporânea é caracterizada pela diversidade de linguagens, devido a constante inserção de meios de comunicação.
Uma das maneiras de introduzir o uso das mídias e das tecnologias digitais na prática pedagógica é através de projetos interdisciplinares, onde os alunos possam participar ativamente da construção do conhecimento, utilizando novas formas de aprendizagem e mudando completamente a postura do professor frente aos alunos.
As tecnologias digitais servem como ferramentas importantes para as práticas pedagógicas por servirem como mediadores do processo de ensino-aprendizagem dos alunos. A aprendizagem deve estar aliada a construção de novos conhecimentos e a construção do processo de aprendizagem que ocorre nesta relação.
New technologies of information and communication - ICT. A mídia se desenvolveu a partir de 1940, no contexto da ordem industrial, através do cinema, rádio e revistas, se tornando presente em todos os setores da vida social.
Mídia significa meio, o termo é usado para designar os meios de comunicação utilizados para a difusão e compartilhamento das informações e ideias. Tecnologia é usada para fazer referência aos equipamentos e ferramentas, desde as mais simples até as mais complexas, para solucionar problemas e desenvolver ações.
Significado de Tecnologia Teoria ou análise organizada das técnicas, procedimentos, métodos, regras, âmbitos ou campos da ação humana. Etimologia (origem da palavra tecnologia). Do francês technologie; do grego technología.
É necessário que o professor as conheça e consiga aplicá-las na sala de aula, dominando as técnicas de uso. Os tipos de mídia são basicamente três: digital, eletrônica e a impressa.
Neste primeiro ponto estamos falando dos meios, também chamados de mídias, que englobam todos os recursos materiais, mecânicos, elétricos, e eletrônicos, dentre outros, que se utilizam com fins educacionais. No inglês é comum utilizar o termo “hardware” (algo que é duro, as coisas físicas, em si, os corpos e objetos).
Mídia Digital é toda comunicação feita através da Internet. Portanto, banners em sites, anúncios pagos feito através do Facebook, comerciais que antecedem vídeos no Youtube, Links Patrocinados e Anúncios feitos no Instagram, são alguns dos exemplos de Mídia Digital.
Em geral, os docentes utilizam algum tipo de tecnologia multimídia como meio auxiliar na exposição dos conteúdos. ... Nas escolas, a utilização de fotos, rádio, televisão, softwares educativos e sites da Internet estão sendo utilizados como meios tecnológicos por alunos e professores para fins educativos (LEE et al,2006).