A educação não formal é uma modalidade de ensino que favorece a formação de seres humanos, bem como contribui para a transformação da sociedade. Nesse contexto, o papel do pedagogo se faz necessário, considerando sua atuação no sentido de promover as ações no campo da educação e do trabalho.
Além disso, cabe destacar a importância de pensar a ampliação da atuação pedagógica em espaços não escolares de forma a contribuir na formação de um cidadão consciente, capaz de refletir sobre sua realidade e interagir de forma positiva com o meio no qual se encontra.
Entende-se por Educação Informal como a que ocorre fora de uma estrutura curricular. ... Na Educação Informal, os agentes educadores são os pais, a família em geral, os amigos, os vizinhos, colegas de escola, a igreja paroquial, os meios de comunicação de massa, entre outros.
A educação não- formal capacita os indivíduos a se tornarem cidadãos do mundo, no mundo. Sua finalidade é abrir janelas de conhecimento sobre o mundo que circunda os indivíduos e suas relações sociais. ... A transmissão de informação e formação política e sócio cultural é uma meta na educação não formal.
A diferença entre o trabalho desenvolvido em espaços escolares e não escolares é que em espaços escolares o pedagogo tende a atuar de forma mais formal de acordo a teoria, nos espaços não escolares o conhecimento acontece de forma mais natural de acordo com as necessidades do dia a dia, com as experiências de vida de ...
A educação não escolar é um lócus de inserção de educadores leigos e/ou de estagiários de cursos de Licenciaturas e de professores que têm realizado sua formação centrada no processo de aprendizagem escolar e que se vêem frente aos desafios de uma área complexa e contraditória que exige conhecimentos pertinentes e a ...