crossorigin="anonymous">
10 soluções práticas para desintoxicar
Já no primeiro minuto sem cigarro, seu corpo começa a processar a mudança. Veja a seguir o que acontece com você ao longo do tempo, após abandonar o vício, e pasme: são necessários pelo menos 20 anos para que tudo volte ao normal!
12 horas: O nível de oxigenação do sangue volta ao normal. 1 dia: O nível de ansiedade atinge o limite e só volta ao normal em duas semanas. 2 dias: As terminações nervosas que foram lesadas começam a se regenerar e os seus sentidos como olfato e tato se normalizam.
Dor de cabeça, irritabilidade, dificuldade de concentração, ansiedade e alteração do sono são alguns dos sintomas da abstinência do cigarro. Esse conjunto de reações desconfortáveis, que podem incluir o aumento do apetite, tristeza e até depressão, é chamado de síndrome de abstinência da nicotina.
De acordo com um novo estudo, fumantes sentem tal sensação porque fumar estimula o fluxo de substâncias químicas no cérebro associadas à "sensação boa". O sistema do cérebro afetado é o mesmo estimulado pela morfina e heroína.
Além de fazer mal para quem fuma, os componentes do cigarro prejudicam também os fumantes passivos. Conforme dados da SBPT, a exposição de gestantes e crianças à fumaça reduz o desenvolvimento dos pulmões e piora a função pulmonar com o tempo, por exemplo.
Martins explica que os pacientes diagnosticados com tuberculose devem abandonar o cigarro imediatamente, por conta do risco aumentado de “desfechos negativos, com falência de resposta ao tratamento, abandono do tratamento e óbito”.
Alvéolos saudáveis são minúsculos, numerosos, esponjosos e elásticos. No enfisema, são maiores, menos numerosos e comparativamente mais rígidos. Nos estágios avançados da doença, a pessoa fica impossibilitada de executar até mesmo atividades físicas insignificantes e pode necessitar de oxigênio suplementar.
Segundo um estudo publicado na U.S. National Institutes of Health's National Library of Medicine (NIH/NLM), a resposta é aproximadamente 11 minutos. Apesar de ser obviamente grosseira, a conta realizada pelos pesquisadores segue uma lógica interessante.