A globalização é definida como um processo de interação entre os países, seja ela no âmbito social, cultural, econômico ou político. O seu foco principal é destruir as barreiras econômicas e imigratórias que possam existir entre essas nações.
2) A Globalização é um termo elaborado na década de 1980 para descrever o processo de intensificação da integração econômica e política internacional, marcado pelo avanço nos sistemas de transporte e de comunicação.
Resposta. Dois importantes símbolos da globalização são a internet (rede mundial de computadores e informações) e o sistema financeiro internacional (os investimentos no exterior, principalmente as compras e vendas de ações de empresas, algo que vai deixando de ser nacional para se tornar planetário).
Os principais objetivos da globalização são padronizar e simplificar os procedimentos e regulamentos nacionais e internacionais, a fim de melhorar as condições de avanços, competitividade e segurança, bem como universalizar o reconhecimento dos direitos fundamentais da cidadania.
A Globalização econômica trouxe às empresas uma necessidade de olhar para dentro e fora, melhorar e repensar suas atividades, dada competitividade e o acirramento da concorrência.
Verificado por especialistas. a) As empresas transnacionais e multinacionais exercem papel fundamental para qualquer país, elas geram renda para o governo e emprego para as pessoas e sem elas a falta de emprego seria ainda maior.
Resposta
As empresas transnacionais americanas se instalam em território mexicano por diversos motivos, entre eles podemos citar: uma mão de obra barata, baixa tarifas, pouca presença/força sindical em comparação com os sindicatos norte-americanos, exigências ambientais relacionadas ao despejo de resíduos industriais são mais ...
Multinacional ou transnacional é uma empresa que possui sede em determinado país e distribui suas atividades em filiais. Após a Segunda Guerra Mundial, as multinacionais se expandiram, porque o capitalismo estava tentando encontrar novas formas de expansão e de acumulação de capital.
Entre as principais representantes do Brasil no mercado internacional estão: Vale (mineração), Petrobras (petróleo e gás), Gerdau (aço), Embraer (aviação), Votorantim (diversificada), Camargo Corrêa (diversificada), Odebrecht (construção e petroquímica), Aracruz (celulose e papel), Tigre (construção), ALL (logística), ...
As empresas transnacionais são grandes corporações que atuam em diferentes países, gerando empregos e renda para grande parte da população local. Algumas dessas empresas possuem campo de atuação em várias partes do planeta e em diversos segmentos: industrial, alimentício, têxtil, tecnológico, entre outros.
O papel das empresas na sociedade é amplo. Elas servem para produzir bens e serviços que satisfazem as necessidades dos consumidores. Nesse processo, as empresas geram lucro, criam riqueza.
As empresas que instalam filiais fora de seu país de origem são classificadas como empresas transnacionais. Empresas que possuem matriz em seu país de origem e atuam em outros países através da instalação de filiais, são classificadas como empresas transnacionais.
Via de regra, as empresas transnacionais possuem as suas sedes em países desenvolvidos, como Estados Unidos, Inglaterra, França ou Alemanha, e as suas unidades produtivas ("fábricas") em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, como Vietnã, China ou Índia.
No território brasileiro podemos observar que as principais empresas transnacionais estão concentradas na região sudeste do país, com algumas representações também na região sul.
Multinacionais, também conhecidas como transnacionais, são empresas que possuem matriz num país e possuem atuação em diversos países. Geralmente são grandes empresas que instalam filiais em outros países em busca de mercado consumidor, energia, matéria-prima e mão de obra baratas.
transnacionais são empresas que possuem uma matriz num país e possuem atuação em diversos outros países. Geralmente são grandes empresas que instalam suas filiais em outros países em busca de mercado consumidor, energia, matéria-prima e mão-de-obra baratas.