O peão avança a uma casa ocupada por uma peça adversária, que esteja diagonalmente à sua frente, numa coluna adjacente, capturando aquela peça. A captura en passant ou na passagem é um captura especial de peões. O peão pode andar duas casas na primeira vez que se move.
Movimentos do xadrez
Quando o peão chegar ao outro lado do tabuleiro ele não pode se mover mais, uma vez que ele deve sempre mover-se para frente e não para trás. O peão então se torna (é “promovido”) uma rainha, torre, bispo ou cavalo. Esta promoção ocorre como parte do movimento.
O peão também tem uma característica interessante: ele captura de forma diferente ao seu movimento. O peão captura sempre a peça que está na próxima linha, mas nas colunas adjacentes à sua posição. Assim, um peão em e 4 pode capturar quaisquer peças inimigas que estejam em d5 ou f5.
Dama/Rainha
Cada jogador começa a partida com uma dama, a dama das brancas em d1, a dama das pretas em d8.
Cada um é representado por peças de cores opostas, geralmente são utilizadas pretas e brancas. O objetivo do jogo é conquistar o “rei” de seu adversário. ... As peças são compostas de oito peões, duas torres, dois cavalos, dois bispos, uma rainha e um rei.
O posicionamento inicial das peças assim como o formato do tabuleiro é como o que se mostra na figura seguinte: As peças na linha de baixo e da esquerda para a direita são: Torre, Cavalo, Bispo, Dama, Rei, Bispo, Cavalo e Torre.
Cada jogador de xadrez usa 16 peças para jogar: 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, 1 rainha, 1 rei e 8 peões. Cada peça possui uma posição inicial no tabuleiro.
O Sistema de Rating Elo sugeriu como ponto de partida uma classificação de tal forma que uma diferença de 200 pontos significaria que o jogador "mais forte" terá um pontuação esperada de 0,75. A pontuação esperada (E) de um jogador é a sua probabilidade de vencer somada à metade de sua probabilidade de empatar.
Pelo regulamento atual, para obter rating, um jogador precisa enfrentar pelo menos nove adversários que já tenham rating publicado em torneios válidos para tanto. Isso pode ser feito num único torneio, ou em blocos de, no mínimo, três partidas.
Para chegar-se ao rating inicial do aspirante, calcula-se a média ponderada dos blocos, tendo como ponderação o nº de partidas. O rating inicial seria 2662 se o aspirante tivesse feito apenas 50% dos pontos. Diz o FIDE HB B. 08.
Como Ficar Bom No Xadrez
Grande Mestre (GM) Para se tornar um Grande Mestre reconhecido pela FIDE é necessário ter um mínimo de 2.
Significado de Xadrez substantivo masculino Jogo em um tabuleiro de 64 casas em que se fazem mover 32 peças.
Cada jogada é indicada pela letra da peça, mais a coordenada da casa de destino. Por exemplo Be5 (bispo se move para e5), Cf3 (cavalo se move para f3), c5 (peão se move para c5 -- sem inicial no caso de jogadas com peão). Em algumas publicações, as peças são indicadas por representações gráficas ao invés de iniciais.
Para obter a vitória no jogo de xadrez, é preciso dar um xeque-mate, ou seja, colocar o Rei adversário em uma posição na qual seja impossível ele escapar. O jogador que fizer isso primeiro vence a partida.
Peças usadas no xadrez moderno