O Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial após ceder à pressão do governo norte-americano para encerrar o período de neutralidade adotado pelo presidente Getúlio Vargas. Assim, 19 navios brasileiros foram atacados na costa brasileira pelas forças alemãs causando a morte de 500 pessoas. ...
O fato que motivou a entrada do Brasil na Grande Guerra foi sobretudo pelo fato de submarinos alemães e italianos terem afundado navios mercantes do Brasil em 1942. ... Os soldados brasileiros conhecidos como pracinhas conseguiram importantes vitórias sobre os alemães.
Durante a maior parte da Primeira Guerra Mundial, o Brasil se manteve neutro no conflito, pois possuía acordos econômicos com países tanto da Tríplice Entente quanto da Tríplice Aliança. ... A participação efetiva do Brasil no cenário de Guerra foi proporcional às condições que o país tinha naquele momento.
Em 1917 ocorreu um fato histórico de extrema importância : a entrada dos Estados Unidos no conflito. Os EUA entraram ao lado da Tríplice Entente, pois havia acordos comerciais a defender, principalmente com Inglaterra e França. Este fato marcou a vitória da Entente, forçando os países da Aliança a assinarem a rendição.
Durante a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918), os Estados Unidos foram os principais fornecedores (exportadores) de alimentos e armamentos para a França e Inglaterra (integrantes da Tríplice Entente). Com essas exportações, os EUA lucraram muito.