Para correto uso, o mais importante é acertar o ângulo da faca afiação (aproximadamente 15° de cada lado, totalizando 30°). Deslize toda a lâmina da faca contra a Chaira, começando pela base até a ponta. Repita este processo (5 a 10 vezes) em cada lado, alternando as faces da faca.
Como afiar faca com a chaira 1 – Segure a chaira na vertical, com a ponta para cima. 2 – Deslize a faca por todo o comprimento da chaira em um ângulo de cerca de 15 a 20 graus, fazendo movimentos de fora para dentro, tomando sempre cuidado para não se machucar.
Tudo que você precisa fazer é molhar a lâmina de sua faca e passá-la, da ponta até o final do corte, no fundo da caneca. O contorno, normalmente áspero do fundo desses recipientes de cerâmica funcionam como um atrito para a lâmina, que fica afiadíssima em menos de 1 minuto.
Para isso, basta fazer uma pequena bolinha com ele e ir picotando-a com o alicate. Puxe pedaços e, quanto mais fizer, mais estará amolando. Repita o processo por cinco minutos. Depois, é só testar o corte e caso ainda esteja um pouco sem fio, picote mais papel alumínio.
Passo a passo Com o alicate aberto, passe a lima de fora para dentro de um dos lados do fio, em um movimento de vai e vem por toda a lâmina. Depois, passe a lima de dentro para fora para retirar as rebarbas que ficaram. Faça o mesmo do outro lado.
Utilizando papel alumínio Faça uma coxinha com a mão e enrole o papel alumínio com a parte fosca virada para cima; Retire da mão e amasse, formando uma bolinha bem firme; Corte a bolinha utilizando o alicate de forma leve e delicada; Repita o processo até a bolinha ficar bem pequena.
Como amolar alicate com bombril
Para usar uma espátula de unha, você vai precisar, antes de mais nada, passar um amolecedor de cutículas. Use o amolecedor a base de óleo de cravo ou de óleo de algodão, ambos da Nati. Aplique um pouco de produto sobre as unhas e cutículas e deixe agir por alguns minutos.
Para evitar esse problema, o segredo é usar o amolecedor de cutículas e deixar o produto agindo nas pontas dos dedos por 5 minutinhos. Depois, é a hora de facilitar ainda mais a cutilagem usando uma espátula. Basta empurrar a pele com cuidado e desprendê-la totalmente da unha.
Confira o passo a passo para fazer uma cutilagem perfeita!
Comece com pequenos cortes. Comece tirando a pele morta mais proeminente acumulada no final da cutícula usando as pontas do alicate. Tire a pele morta. Tire as cutículas cortadas de cima da unha para enxergar melhor onde está cortando e continue com o alicate até remover toda a pele morta ao redor da unha.
Alicates e tesourinhas precisam ser esterelizados Em seguida passe álcool 70 nos utensílios e colocar em água fervente. Para guardar, é importante lembrar de secar completamente e cobrir as pontas com um estojo próprio, garantindo que não percam seu poder de corte.
Prefira o alicate de corte – igual ao de cutícula, porém, um pouco maior. Se não tiver em casa, use uma tesourinha. /// Evite sapatos de bico fino e saltão. /// Em primeiro lugar, não tente cortar a unha em casa ou resolver o problema sozinha.
Na Podologia fazemos o uso de vários tipos de órteses (Onicoórtese) para correção do corpo ungueal com curvatura acentuada ou encravada. A aplicação da órtese é indolor e proporciona excelentes resultados, fazendo com que a lâmina deformada, volte a ter um formato normal.
Dicas para evitar a unha encravada
Uma vez que o corte das unhas é a principal causa de unhas encravadas é muito importante saber como cortar corretamente. Para isso, as unhas devem ser cortadas em linha reta, evitando cortar o cantos, pois o cantos ajudam a guiar o crescimento da unha, evitando que se desenvolvam para debaixo da pele.
Uma boa dica é deixar os pés ou as mãos de molho em água morna, por aproximadamente vinte minutos. Esse processo é indicado porque ajuda a amolecer a pele. Realizando a prática cerca de três vezes por semana, a medida pode ser preventiva à unha encravada.
Existe algum remédio que posso aplicar em caso de dor e inflamação devido à unha encravada? “Sim, pomada de mentol, cânfora e óleo de eucalipto, muito comuns no Vick Vaporub, pois alivia a dor e ajuda contra a inflamação”, orienta Cleide.
Na maioria dos casos, a paroníquia pode ser tratada apenas com compressas quentes, 3 a 4 vezes por dia, e higiene adequada do local. Se houver sinais de pus, o recomendado é drená-lo. Se a quantidade de pus for pequena, uma massagem suave no dedo imerso em água morna costuma facilitar a drenagem.
Cutícula inflamada: como tratar? Veja 5 dicas para lidar com os machucados ao redor das unhas