O maior músculo do corpo humano é o da coxa, com comprimento de até meio metro. Por outro lado, o menor músculo é o que está localizado entre as vértebras, medindo cerca de 1 cm. O músculo mais forte do corpo humano é o da boca, chamado de "Masseter", responsável pela mastigação, a fala e os movimentos.
O músculo estapédio, também conhecido como músculo do estribo, é o menor músculo estriado do corpo humano. Localizado no ouvido médio, permite limitar as vibrações do estribo e, por isso, tem um importante papel na audição.
Tipos de músculos O corpo humano é formado por três tipos musculares diferentes: o estriado esquelético, o estriado cardíaco e o não estriado. Os músculos estriados esqueléticos estão normalmente associados ao sistema esquelético e possuem apenas movimentação voluntária, ou seja, sua contração é consciente.
Os músculos podem ser classificados como: superficiais ou cutâneos, longos, curtos, largos e profundos ou subaponeuróticos. Superficiais ou cutâneos: se localizam logo abaixo da pele, por exemplo, cabeça (crânio e face), pescoço e mão (região hipotênar). Longos: geralmente são encontrados nos membros.
Verificado por especialistas. Os músculos lisos são os músculos formados por células fusiformes mononucleadas que revestem os órgãos ocos. Sua contração é involuntária, lenta e fraca. ... Já os músculos estriados esqueléticos são aqueles que revestem nosso esqueleto e que compõem a maior parte da massa muscular.
Diferentemente do tecido muscular esquelético, as fibras do músculo cardíaco apresentam um ou dois núcleos, que estão na posição mais central ou próxima a essa região. As contrações do músculo estriado cardíaco são involuntárias, ou seja, acontecem independentemente do nosso controle.
A contração dos músculos lisos é bem mais lenta que a da fibra esquelética, mas, em compensação, elas conseguem se manter contraídas por um período de tempo mais longo.
O tecido muscular é classificado em três tipos distintos, utilizando como base as diferenças existentes em suas células musculares, são eles: tecido muscular estriado cardíaco, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular não estriado.
então na frase esta escrito "..., e um músculo" as únicas opções que fazem sentido são "relaxado" e "tensionado" . quando o músculo esta relaxado a fibra muscular fica mais curta e mais grossa .
As fibras musculares são mantidas unidas devido ao tecido conjuntivo. Este tecido permite que a força de contração, gerada por cada fibra individualmente, atue sobre o músculo inteiro. Além disso, o tecido conjuntivo nutre e oxigena as células musculares e transmite a força gerada na contração aos tecidos vizinhos.
Quanto ao número de ventre muscular São ditos digástricos quando o músculo apresenta dois ventres e poligástricos, quando o músculo possui mais de dois ventres.
Como um invólucro ao redor dos músculos, as aponeuroses criam resistência e aderem à superfície da região do osso ao qual o músculo se prende, funcionando como um tendão mas de forma achatada. São formadas por tecido conjuntivo denso e têm a característica de, tal como os tendões, serem pouco irrigadas.