Por exemplo, 10 2 = 100, por isso a o log base 10 de 100 é 2. O Log base 10 é definido apenas para números positivos. Quando você multiplicar um número por 10, você aumenta o seu log em 1; quando você divide um número por 10, você diminui seu registro em um.
O logaritmo da potência é igual ao produto do expoente pelo logaritmo da base da potência. Outra coisa importante no estudo dos logaritmos é a transformação de base. Por exemplo, uma calculadora científica só calcula o logaritmo de base 10 (log) ou o logaritmo neperiano (ln).
O que é um logaritmo de um número negativo, afinal? E o seguinte. Para calcular qualquer potência, como, por exemplo, 90,5, a máquina faz a seguinte operação. Se Y=90,5, aplicando-se o logaritmo a esta equação, teríamos que ln(Y)= ln(90,5).
O sinal negativo simboliza “oposto”, “inverso”, etc. Portanto, nesse caso o sinal negativo no expoente significa o inverso da base, ou seja, quando tempo um expoente negativo, invertemos numerador por denominador da base.
Quem conhece os logaritmos, sabe que dois de seus três termos possuem algumas restrições quanto aos valores numéricos que podem assumir. Se a base de um logaritmo não for um valor maior que zero e diferente de 1, ou se o logaritmando desse mesmo logaritmo não for um valor positivo, então o logaritmo não poderá existir.
CÁLCULO DO LOGARITMO CALCULADORA FINANCEIRA (HP 12c) 1. Digita-se o número; 2. Clica-se no botão azul ('g') 3. Clica-se no botão LN (Logaritmo qualquer) para inserção da base do logaritmo sempre trabalharemos com a base 10); 4.