A amora é uma fruta altamente nutritiva de sabor doce e um pouco ácida. Composta por 85% de água e vários minerais e vitaminas, a fruta é indicada no controle de hemorragias e da pressão arterial, além de exercer uma função antioxidante.
Tudo Sobre as Características da Amora, Além dos seus Nomes Científicos e Demais Peculiaridades
As vitaminas do complexo B, encontradas na amora, são de grande importância para a manutenção do funcionamento das fibras nervosas.
O chá de amora, principalmente o de amora negra, é rico em flavonoides, flavonas e isoflavonas, compostos fenólicos que equilibram os níveis de estrogênio no organismo, aliviando os sintomas da menopausa, como mudanças de humor, ondas de calor e insônia. Confira outros remédios caseiros para menopausa.
Vamos aprender abaixo como fazer chá de amora, mostrando como preparar para melhores resultados e sabor. Você verá as receitas mais consumidas, os principais benefícios do chá de amora e algumas dicas especiais.
Tudo Sobre as Características do Chá de Amora-Branca (a Morus Alba, seu Nome Científico)
Existem muitas pessoas que acreditam que tomar chá de amora pode aliviar instantaneamente as cólicas menstruais. Além desses benefícios e propriedades cicatrizantes, regulador intestinal, e diurética. Por isso ela é muito conhecida também por ser aplicada em dietas específicas para perda de peso.
Assim, o consumo regular de amora pode ajudar a prevenir o aparecimento da anemia.
A amora ajuda a prevenir a osteoporose, por ter boas quantidades de vitamina K, uma vitamina necessária para a fixação de cálcio nos ossos, sendo fundamental para manter a saúde óssea na idade adulta. Veja uma lista de alimentos ricos em vitamina K.
Quem não deve usar
A Morus alba constitui-se de uma espécie capaz de atingir entre 5 e 15 metros de altura, com um tronco bastante vigoroso e áspero, que sustenta uma copa abundante e ramificada, com uma folhagem cordiforme, pecíolos discretos, folhas imensas e meio ásperas, com bordas irregulares e um verde bastante característico.
Mas na verdade tudo o que se sabe sobre a infusão com as folhas da amora (e suas características de acordo com cada um dos seus nomes científicos) é que essa é a melhor maneira de extrair as suas propriedades medicinais e farmacológicas.
A amora tem efeito laxativo, sedativo, expectorante, calmante, emoliente, diurético, combate diabetes, ação anti-inflamatória, eczema, erupções cutâneas, etc. Ela é uma planta conhecida por ser reguladora de hormônios e até por isso ajuda as mulheres nos casos de menopausa, evitando ressecamento da vagina, irritação, dores musculares, dor de cabeça, suores e falta de memória, que são sintomas recorrentes da menopausa.
Então, vamos conhecer um pouco mais sobre essa frutinha tão saborosa, e descobrir quais são suas propriedades nutricionais e benefícios para a saúde e a boa forma.
As suas altas taxas de vitamina K acabam inibindo a ação desse tipo de medicamento, o que pode representar um perigo para indivíduos com histórico de trombose, embolia, entre outros transtornos do aparelho circulatório.
Como incluir a amora na dieta?
Fecundação/polinização: As flores são hermafroditas e autoférteis e surgem na primavera. Factos históricos: As plantas deste género existem há mais de 24-36 milhões de anos. A amora silvestre, também é utilizada no fabrico de móveis (folheado de amora silvestre).
Deve ser consumido por 90 dias para se beneficiar dos efeitos do chá de amora, porém em 10 dias já pode-se perceber alguma diferença. As folhas de amoreira podem ser encontradas em lojas de produtos naturais, já a amora é facilmente encontrada em feiras e supermercados.
A amora é uma fruta do mesmo grupo do morango, da framboesa e do mirtilo, sendo muito consumida nos Estados Unidos e em outros países de clima temperado.
Rica em vitamina C, a amora é originária de uma planta – a amoreira, proveniente da Ásia. Já a framboesa, é mais delicada, para ser cultivada precisa de alguns cuidados, a exemplo da temperatura que não pode ser maior que 7oC. A framboesa é um fruto de centro oco enquanto a amora é um fruto com polpa homogênea.
Como diferenciar os tipos de amora?
Tipos de amoras
Amora-branca: Maclura tinctoria, Moraceae, árvore dioica, nativa do Brasil, também chamada taiúva. ...
Amora-preta: Morus nigra, Moraceae, árvore geralmente dioica, nativa da China e Japão. ...
Amora-vermelha:
Qual a diferença entre mirtilo e amora?
Afinal, se a amora vence em potássio, mineral relacionado ao controle da pressão arterial, o mirtilo se gaba pelos teores de vitamina A e luteína, cruciais para a saúde ocular. Como tanto uma quanto outra são sujeitas à degradação rápida, caso não pretenda consumir logo, é melhor congelar.
Como identificar a framboesa?
Observe o formato da framboesa. Framboesas vermelhas tendem a ser mais longas (similares às amoras, na verdade). A maior parte das framboesas cultivadas é assim. O núcleo é bem grande. Framboesas pretas tendem a ser mais redondas ou semi-esféricas, em vez de longas como a framboesa vermelha.
Qual a diferença entre amora preta e framboesa?
Frutas. A amora é um fruto vermelho, mas pode variar segundo a espécie.Algumas amoras chegam a ficar quase preta quando estão maduras. ... A framboesa é um fruto vermelho vivo que também pode ficar quase preta quando muito madura. A framboesa é um fruto de centro oco enquanto a amora é um fruto com polpa homogênea.
Quais os tipos de amora que existem?
São duas espécies principais: a preta ( Morus nigra ) e a branca ( Morus alba ).
Quantos tipos de pé de amora existe?
Existem 2 tipos de amora: as de nome científico Morus são as de fruto mais alongado, mais conhecidas no Brasil. Tem também a Rubus, que são as amoras america...
O que pode substituir amora?
- FRAMBOESA: Muito parecida com a amora, a framboesa também tem o ácido elágico em sua composição. Ela possui um elevado teor de água, que ajuda a hidratar o organismo e também ótima quantidade de fibras alimentares, substâncias aliadas do emagrecimento saudável, pois inibem a fome causando saciedade por mais tempo.
Qual fruta e framboesa?
A framboesa (Rubus idaeus L.), fruto da framboeseira, é uma pseudobaga e um fruto agregado, cujo sabor suave e adocicado é utilizado para diversas finalidades, como sorvetes, xaropes, geleias, licores e doces.
Qual a melhor framboesa?
Escolha a variedade de framboesa que você quer ter em casa Existem variedades de verão e de inverno – as variedades cujas frutinha são vermelhas e amarelas são bem doces e têm cultivo mais simples. As framboesas escuras, negras, são mais sensíveis a pragas diversas.
Que tipo de fruto e a amora?
Amora é a fruta da amoreira, assim como a framboesa pertence ao grupo de plantas do gênero Rubus. É cultivada na Ásia, Europa, América do Norte e outras regiões de clima temperado.
Qual o melhor tipo de amora?
A amora-preta in natura é altamente nutritiva. Da sua composição fazem parte a água (85%), as proteínas, as fibras, os lipídeos e também os carboidratos.
Quais são os tipos de amora que existe?
Existem 2 tipos de amora: as de nome científico Morus são as de fruto mais alongado, mais conhecidas no Brasil. Tem também a Rubus, que são as amoras america...
Quais os tipos de pé de amora?
As espécies mais comuns da amoreira são a amoreira-preta e amoreira-branca. A amora que nasce da primeira é negra por fora e vermelho-escura por dentro, já a amora proveniente da amoreira-branca possui uma cor mais rosada e serve de alimento apenas para animais.