“Botõezinhos” é o plural de “botãozinho”, que, por sua vez, é o diminutivo de “botão”, que não tem “s” no fim ou no início da última sílaba, o que impõe o emprego de “z” no diminutivo: de “pão” se fazem “pãozinho” e “pãezinhos”, de “anel” se fazem “anelzinho” e “aneizinhos”, de “pastel” se fazem “pastelzinho” e “ ...
Observe o esquema: papelzinho – papei+zinho+s = papeizinhos; balãozinho – balõe+zinho+s = balõezinhos; animalzinho – animai+zinho+s = animaizinhos; florzinha – flore+zinha+s = florezinhas. Assim sendo, segundo a regra, o plural de mulherzinha seria mulherezinhas (mulhere+zinha+s).
Plural de mulher = mulheres (tira "s" e coloca zinho ) = mulherezinhas. Plural de cão = cães ( tira o "s" e coloca zinho ) = cãezinhos.
O plural das palavras cujo diminutivo é feito com o sufixo “zinho” deve obedecer à seguinte regra: 1o) pôr a palavra primitiva no plural (sem o “s”); 2o) acrescentar o sufixo “zinho” mais o “s”. ... Assim sendo, segundo a regra, o plural de mulherzinha seria mulherezinhas (mulhere+zinha+s).
O diminutivo de lápis é lapisinho ou lapisito.
Um diminutivo é uma palavra que foi modificada para transmitir um menor grau de seu significado original, para transmitir a pequenez do objeto, ou ainda, em alguns casos, para transmitir um sentido de intimidade ou carinho. ... O oposto da forma diminutiva é o aumentativo.
Sufixos diminutivos
diazinho | Definição ou significado de diazinho no Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
Usamos -sinho para indicar o diminutivo de palavras que já têm a letra “s” na sua última sílaba. Quando usamos -zinho no diminutivo de uma palavra? Usamos -zinho para indicar o diminutivo de palavras que não têm a letra “s” na sua última sílaba.
Sozinho contém um sufixo diminutivo, -inho, ao qual já se atribui o valor de superlativo quando se associa a um adjectivo.
Não há motivo para escrevermos «adeuzinho», porque adeus termina em s. c) De sorriso, sorrisinho (de sorris(o)+-inho).
O aumentativo de vila é vilona e o diminutivo é vilarejo ou vilinha.
Pergunta: As palavras formam o diminutivo com 's' quando, e com 'z'? As palavras terminadas em 's', formam o diminutivo acrescentando o sufixo '-inho'. Pode parecer que formam o diminutivo em 'sinho', mas o 's' é da própria palavra.
O Diminutivo Sintético forma-se com os sufixos diminutivos, sendo os mais comuns: inho = livrinho, dedinho, menininho, bolsinho, filhinho… zinho, zinha = irmãozinho, irmãzinha, florzinha, cãozinho, mulherzinha, colherzinha…
Obrigada. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa de Mateus et alii (2003), os sufixos diminutivos disponíveis em português são -inho, -zinho, -ito e -zito. A escolha do sufixo diminutivo depende do número de sílabas da palavra e do universo semântico a que essas formas pertencem.
Matheus é uma variante do nome Mateus, este originado no hebraico Mattiyyah, chegou até à língua portuguesa através do latim Mattaeus. Significa "dom de Deus". Matheus é uma das formas que surge atualmente dos nomes que se traduziriam em português como Matitias ou Matatias.