Na verdade o coringa é a carta acima daquela que foi virada, obedecendo o naipe, ou seja, se a carta virada foi um seis de copas, o coringa vai ser o sete de copas. Depois que todos os jogadores receberem suas nove cartas, o jogador a direita daquele que distribuiu, vai começar o jogo.
O curinga somente pode ser utilizado em sequência e como carta do meio. Na ponta somente em caso de batida. Pode ser utilizado mais de um curinga em um mesmo jogo. Caso um jogador largue um jogo contendo o curinga, este pode ser “roubado” por outro jogador SOMENTE PARA BATER, IMEDIATAMENTE.
Valor em pontos
Os curingas Os dois e jokers funcionam como curinga e podem ser utilizados em qualquer jogo. ... Pode haver 2 dois, sempre que um deles funcione como curinga e o outro tenha seu valor normal. É possível mudar a posição do curinga no jogo e colocar a carta que o substitui no seu lugar.
Posso descartar o curinga? ... Em jogos que só é permitido bater com canastra limpa (Aberto e STBL), se você estiver prestes a bater e só tiver canastras sujas, o curinga terá pouca utilidade. Neste caso, o descarte será sua única opção.
Canastra Limpa (com curingão) - Vale 500 pontos após uma Real. Canastra Suja - Vale 300 pontos após uma Real. Canastra Real somente com Ases - Vale 1.
Cada jogo baixado na mesa aceita apenas um curinga, mas, poderá ser colocado no mesmo jogo o curinga valendo como o dois, do mesmo naipe. *Não vale o Curingão (Joker). Batida - é acabar as cartas da mão. Batida Direta e Batida Indireta Batida - direta é aquela em que o jogador esvazia a mão sem jogar fora.
Para um jogo de canastra padrão com quatro jogadores, dê as cartas viradas para baixo até todos terem 11. Para um jogo com dois jogadores, dê 15 cartas para cada jogador. Para um jogo com três jogadores, comece com 13 cartas. Pegue duas cartas cada vez que tirar do monte.
Regras Como Jogar Tranca
Regras
Essa é uma variação do jogo onde o objetivo é mover todas as cartas das sete pilhas em vez de criar quatro pilhas de cada naipe.
O jogo consiste em dividir o baralho inteiro entre os jogadores, depois os jogadores casam as cartas em suas mãos com suas iguais (não importa o naipe) dama com dama, rei com rei, e joga os casais fora.