Ergonomia é o conjunto de regras e procedimentos que visam os cuidados com a saúde do profissional, dentro e fora do seu ambiente de trabalho.
Trata-se de um documento essencial na avaliação Quantitativa e Qualitativa dos riscos ergonômicos presentes nas máquinas, equipamentos, postos de trabalho e na execução da atividade profissional.
A Análise Ergonômica do Trabalho segue os parâmetros da norma regulamentadora NR 17 e, de modo geral, é composta por:
Sendo assim, podem elaborar o laudo ergonômico os seguintes profissionais, desde que tenham especialização e habilitação em ergonomia: médicos do trabalho, educadores físicos e fisioterapeutas.
Vimos que para se tornar um ergonomista é fundamental que seja realizado o curso de pós-graduação, não há um curso de graduação próprio para a profissão do ergonomista, dessa forma qualquer profissional que possui diploma de ensino superior em qualquer área, pode realizar o curso de especialização.
COMO ELABORAR UM LAUDO ERGONÔMICO CONSCIENTE: O Laudo Ergonômico deve ser elaborado por posto de Trabalho individual, levando em consideração. também, a empresa como um todo. Nada deve ser analisado de forma segmentada. Deve ser feita uma análise pontual para a elaboração desse laudo.
RULA
São considerados riscos ergonômicos: esforço físico, levantamento de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, situação de estresse, trabalhos em período noturno, jornada de trabalho prolongada, monotonia e repetitividade, imposição de rotina intensa.
Veja o gráfico abaixo: Já o trabalho estático, se caracteriza por um estado de contração prolongada da musculatura que geralmente implica num trabalho de manutenção de postura. No trabalho estático, o músculo não alonga seu comprimento e permanece num estado de alta tensão, produzindo força durante um longo período.
O trabalho estático é aquele que para manter determinada posição exige contratação contínua dos músculos. Exemplos são os músculos dorsais e das pernas para manter a posição de pé e músculos dos ombros e pés para manter a cabeça inclinada para frente (LIDA, 1990, p.
A postura estática é a postura do corpo em pé e parado. A manutenção do e- quilíbrio na posição ereta depende da atuação da chamada musculatura estáti- ca.
O exemplo de trabalho muscular dinâmico é girar uma roda e o exemplo de trabalho muscular estático é segurar um peso com o braço esticado.
Por que o trabalho estático é mais fatigante que o dinâmico? ... Porque o trabalho estático exige contração continua de alguns músculos, para manter uma determinada posição. Exemplos: Estático: Transporte manual de cargas.
" Carga estática refere-se à carga que o atuador linear apresentará quando estiver em um estado sem energia e movimento. Carga dinâmica refere-se à carga que o atuador apresenta quando é alimentado e se estende ou retrai."
A principal distinção entre a Avaliação Estática e a Avaliação Dinâmica é que na Estática observamos assimetrias e compensações estruturadas, mas não conseguimos identificar o comportamento motor ao realizar o movimento. Além de que não conseguimos mensurar as habilidades individuais, como é avaliado de forma Dinâmica.
Significado de Estático [Física] Diz-se da propriedade ou do processo que está em equilíbrio, pela ação das forças. [Linguística] Diz-se do aspecto cujo estado não apresenta alteração ou ação. ... Do grego statikos.
Parece ecoar um som de toda e qualquer obra de arte, como se elas falassem uma língua estranha. ... O observador vive aquela pequena angústia de tentar encontrar algum significado, alguma solução.
Estática estuda as condições de equilíbrio em corpos extensos, ou seja, determina quais devem ser as medidas ou ainda a intensidade de forças e torques para que um corpo de dimensões não desprezíveis possa permanecer em equilíbrio.