O Permanganato de Potássio é um medicamento usado desde há muito tempo atrás para tratar problemas de pele como: coceira, catapora, acabar com bactérias e fungos, cicatrizante e em alguns casos é usado para banho de assento como no caso de vaginite corrimento ou vulvovaginite.
Ao entrar em contato com a água, o permanganato de potássio se dissocia e forma os íons de potássio e permanganato. ... Na hora em que o permanganato se mistura com o vinagre e com a água oxigenada, ele perde um oxigênio e vira um íon manganês, que é completamente transparente.
O permanganato de potássio é uma substância antisséptica com ação antibacteriana e antifúngica, que pode ser utilizada para limpar a pele com feridas, abscessos ou catapora, por exemplo, e facilitar a cicatrização da pele.
A dose de permanganato de potássio, deve ser sempre aconselhada pelo médico e pode ser aplicada 2 ou 3 vezes ao dia. A região afetada deve permanecer imersa na água durante no máximo 10 minutos, após o banho.
O banho de permanganato de potássio pode ser utilizado para ajudar a tratar a coceira e cicatrizar as feridas comuns da pele, sendo especialmente útil em caso de catapora, uma doença comum na infância, também conhecida por varicela.
Por não ser um padrão primário, é necessário a realização da padronização das soluções de permanganato. A padronização consiste em tornar uma solução qualquer em uma solução com concentração e fator conhecido.
Deve-se evitar: Pasta d'água e cremes só devem ser usados com indicação médica, pois sempre há risco de irritação. O tradicional Permanganato de Potássio, muito utilizado na década passada, não é mais indicado.
O remédio é injetado mensalmente e apresenta várias vantagens porque não é tóxico ao organismo do animal, uma vez que se utilizam anticorpos praticamente iguais aos produzidos pelo cachorro. Portanto, dá pra dizer que ele é mais natural.
O tratamento vai depender do tipo de alergia e pode incluir o uso de medicamentos (corticoides) e evitar o contato com o agente causador da problema (alimento, poeira, fungos, ácaros, pulgas, produtos de limpeza…)
Sintomas de alergia a cachorro
“Pele com prurido, manchas calvas, vermelhidão, placas de urticária, edemas e coceiras na parte interna das orelhas são alguns dos sinais mais comuns de alergia alimentar nos cães” descreve a médica veterinária Marcela Machado. Verifique também se as fezes do animal estão firmes ou sem forma.
Conheça as principais causas da alergia canina
Sinais e sintomas de alergia alimentar no bebê