tigre de bengala
Crustáceos
As lacraias, também conhecidas como "centopéias", são animais caçadores noturnos muito rápidos e têm o corpo adaptado para penetrar em frestas, onde se escondem durante o dia.
aranhas
Os quilópodes possuem corpo alongado, achatado e dividido em cabeça e tronco. Possuem um par de antenas e um grande número de patas, que estão dispostas aos pares por segmento (1 par de pernas por segmento). Como representantes dos quilópodes, destacamos as lacraias e as centopeias.
esfinge
Exemplos incluem as esponjas, as águas-vivas e os vermes. A maioria dos invertebrados que têm corpo macio não tem pernas. Muitos animais desse tipo vivem na água, mas alguns vermes vivem na terra. A medusa (também chamada de água-viva) é um animal marinho invertebrado que tem o corpo macio como geleia.
Resposta: Cobra. Explicação: As serpentes, também chamadas ofídios, cobras, mbóis, mboias e malacatifas, são répteis poiquilotérmicos sem patas, pertencentes à subordem Serpentes, ou Ophidia.
Répties. Os répteis são animais de sangue frio, ou seja, não conseguem manter a mesma temperatura interna por muito tempo. São vertebrados e podem ter patas curtas, como os camaleões, ou não possuir patas, como as cobras. De modo geral, são animais que rastejam.
Os insetos são animais invertebrados artrópodes, pertencentes ao Filo Arthropoda e Classe Insecta....Os insetos possuem corpo dividido em:
Os insetos (AO 1945: insectos) são invertebrados com exoesqueleto quitinoso, corpo dividido em três tagmas (cabeça, tórax e abdómen), três pares de patas articuladas, olhos compostos e duas antenas.
Dentro deste grande grupo, também encontramos alguns dos insetos voadores mais comuns e conhecidos, já que todas as espécies de vespas, abelhas, mamangabas e formigas pertencem a ele. Assim, alguns exemplos de himenópteros são: Abelha-carpinteira-europeia (Xylocopa violacea); Zangão-do-bosque (Bombus dahlbomii);
O Picture Insect é uma aplicação gratuita para iOS (iPhone e iPad) que permite identificar insetos, borboletas, aranhas… Trata-se realmente de uma app muito simples de usar. Basta apontar a câmara do seu iPhone ou iPad para o animal e tirar uma fotografia.
O que é picada de inseto? As mais freqüentes são Diptera (mosquitos, moscas) e Hymenoptera (abelhas, vespas). Também deve ser considerado por alguns picadas de aranha, pulgas, piolhos, etc A abelha é o único que muitas vezes deixa o seu ferrão para picar, para que outros insetos podem picar várias vezes.
Uma das melhores maneiras de saber qual inseto nos picou é se “lembrar” dos lugares onde estivemos nos últimos dias. Desta forma, podemos descartar opções até encontrarmos o local certo. Se você já passou um dia no campo, ao ar livre, pode ter sido picado por uma formiga ou um mosquito.
Se você for picado por algum inseto, lave a região com água e sabão. Gelo pode aliviar a coceira e a dor. Evite coçar e use um creme hidratante ou vaselina para melhorar essa sensação. O repelente pode prevenir picadas de pernilongos e borrachudos, mas não tem ação contra abelha, vespa e formiga, por exemplo.
As picadas de abelhas, vespas, vespões e formigas geralmente causam dor, vermelhidão na pele, inchaço e coceira. As reações alérgicas não são comuns, mas podem ser sérias. Os ferrões devem ser removidos e os sintomas podem ser aliviados com um creme ou uma pomada.
Quando somos picados por uma formiga, ela libera ácido metanóico (fórmico), HCOOH. Supondo que a dor que sentimos seja causada pelo aumento da acidez e, que ao picar, a formiga libera um metanóico numa concentração igual a 0,1M.
Gelo – Uma compressa de água gelada ou de pedras de gelo consegue aliviar não só a coceira causada pelos mosquitos, mas também a dor que resulta da picada de outros insetos, como abelhas e formigas.
Para diminuir a coceira, tente primeiro lavar a área picada com água e sabão e em seguida pressione um pouco de gelo no local, isso vai aliviar as coceiras se forem de uma única picada. Pegue uma compressa de água quente e aplique no local por alguns minutos.
Mantenha o local da picada o mais limpo possível. Embora o veneno das lacraias não seja muito perigoso para o ser humano, é bom procurar orientação médica. Não existe antídoto; deve-se aplicar compressas quentes no local. Pode-se fazer uso de analgésicos e anestésicos sem adrenalina no local.