Doenças na coluna podem ser diagnosticadas por exames de imagem
É um método de exame realizado por um aparelho capaz de obter imagens internas do corpo humano por meio de radiação ionizante (raios-x), com visualizações tridimensionais e nos vários planos ortogonais.
A Tomografia Computadorizada de Coluna Cervical ou Dorsal ou Lombo-Sacra é um exame que serve para auxiliar o médico no diagnóstico de inúmeras doenças, como hérnia de disco, artrose na coluna, deslizamentos vertebrais, fraturas, entre outras.
O preço da tomografia computadorizada varia entre R$ 200 e R$ 700,00, no entanto esse exame é disponibilizado pelo SUS, não havendo custo.
Uma média de cinco exames significa, por exemplo, duas radiografias nos dentes, uma no tórax, uma tomografia no rosto e a mamografia. É suficiente para procedimentos de rotina.
Caso haja necessidade de adentrar completamente, é possível passar por uma sedação, ou seja, você dorme tranquilamente enquanto o exame é realizado. Basta verificar essas informações no ato do agendamento do exame.
Por isso, é recomendado que você se retire objetos metálicos, como brincos, relógios, pulseiras, roupas com metal, etc. Também é recomendado evitar maquiagem e o uso de óleos corporais, hidratantes e esmaltes.
Um ambiente calmo e acolhedor ajuda a tranquilizar o paciente no momento de fazer a ressonância magnética. Entre outras medidas, para gerar maior conforto, a equipe médica pode permitir que o paciente use uma venda nos olhos, além de colocar uma música de fundo para que a pessoa relaxe durante o procedimento.