O sumo sacerdote coordenava o culto e os sacrifícios, primeiro no tabernáculo e depois no Templo de Jerusalém. De acordo com a tradição bíblica, apenas os descendentes de Arão, irmão de Moisés, poderiam ser elevados ao cargo, ainda que posteriormente esta norma foi abolida por eventos políticos.
No Antigo Testamento os sacerdotes pertenciam a duas ordens. A primeira ordem era a tribo de Levi e a outra era a de Melquisedeque, a qual tem origem desconhecida. Na primeira ordem, a tribo de Levi, Arão foi consagrado à sacerdote por seu irmão Moisés, através da ordenança de Deus. ... Melquisedeque era rei e sacerdote.
Significado de Sacerdote substantivo masculino Ministro que oferecia vítimas à divindade e cuidava dos assuntos religiosos. Aquele que ministra os sacramentos da Igreja; padre.
Moisés
Segundo o relato bíblico Deus castigou a rebeldia do povo e determinou que, dos israelitas de vinte anos para cima, somente Calebe e Josué teriam permissão de entrar na terra prometida.
João Batista foi o último Sumo Sacerdote. A Bíblia fala sobre as divisões dos sacerdotes, que foram os descendentes de Arão, em 1 Crônicas 24:10.
Anás
Sacerdócio real significa “reino de sacerdotes”. E quem é a geração eleita?
A forma como as nações se relacionassem com Israel seria a medida exata daquilo que receberiam do Senhor. Os que amaldiçoassem, seriam amaldiçoados, e os que abençoassem seriam abençoados. Havia a figura de um intermediário entre o Senhor e as nações: Abraão. Aqui é instituída a ideia de nação sacerdotal.
Os levitas tiveram destaque entre as tribos por terem se posicionado a favor da adoração somente ao Senhor, enquanto parte do povo adorava um bezerro de ouro, tempoem que Moiséshavia se ausentado para falar com o Senhor no monte.
Aos que creem nas Escrituras, é inegável que Levi tenha sido uma tribo como as outras, separada porém por Deus para exercer o sacerdócio.
(Gênesis . Levi veio a viver junto com seus irmãos na margem leste do delta do Rio Nilo. Seu pai, antes de morrer, abençoou Levi juntamente com Simeão, prometendo que sua casa seria espalhada pela Terra Prometida, condenando seu furor e sua ira.
Leão de Judá é uma expressão bíblica que serve como metáfora para representar a figura de Jesus Cristo, o Messias prometido nas Escrituras Sagradas do cristianismo e judaísmo. ... Leão de Judá surgiu a partir da tribo de Judá, uma das 12 tribos de Israel, que levou o nome do quarto filho de Jacó.
O Judah bíblico (em hebraico: Yehuda) é o ancestral epônimo da Tribo de Judá, que é tradicionalmente simbolizado por um leão. Em Gênesis, o patriarca Jacó ("Israel") deu esse símbolo a esta tribo quando se refere a seu filho Judá como um Gur Aryeh גּוּר אַרְיֵה יְהוּדָה, "Jovem Leão" (Gênesis 49: 9) ao abençoá-lo.
As doze tribos recebem este nome por serem decorrentes do nascimento dos doze filhos de Jacó (neto de Abraão e filho de Isaque), que teve um encontro com Deus, vindo a ter seu nome trocado para Israel. ... Então, em seu lugar e no lugar de José, assumiram a condição de tribos, Efraim e Manasses.
Após a morte de Salomão (930 AC), uma insurreição aberta levou ao rompimento das dez tribos do norte e à divisão do país num reino do norte, Israel, e um reino do sul, Judá - este último no território das tribos de Judá e Benjamin.