A sua fundação ocorreu, em 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção. O principal objetivo do Mercosul é a integração econômica dos países-membros por meio de políticas econômicas comuns, como a adoção de tarifas externas e a livre circulação de mercadorias.
O objetivo principal do Mercosul, no início de sua criação, era estabelecer uma zona de livre comércio entre os países envolvidos. Essa zona garantiria a circulação comercial de produtos sem precisar dos trâmites burocráticos em relação a uma exportação. Esse objetivo foi alcançado em 1994.
O Mercosul nada mais é do que um acordo que estabelece uma união aduaneira entre os países participantes. Dessa forma, determina que haja livre comércio e política comercial comum (cobra-se a mesma quota de importações entre países terceiros e tarifa zero entre os membros).
O MERCOSUL é o grande expoente brasileiro no cenário internacional, nas relações econômicas e até mesmo políticas, possibilitando uma maior estrutura de negociação ao gozar do status de bloco econômico. ...
Existem vantagens de um país estar num bloco econômico, como a integração entre os países e a facilitação entre algumas trocas de serviços, bens e comércio em geral, por exemplo. ... O Brasil também faz parte de um bloco econômico, o Mercosul.
O Brics é uma plataforma muito importante para o Brasil recuperar sua economia assim como para participar na governança econômica global. Todos os membros são mercados enormes, especialmente China e Índia com uma grande população.
Foi importante para os países membros desse bloco econômico em questão da diminuição de tarifas alfandegárias, o que torno mais fácil e baratos os produtos de qualquer país da América do Sul, que poderia ser comprados com impostos menores.
Resposta. O Brasil é um país emergente e pluricultural, tornando-o um centro de comércio diversificado para os outros países venderem suas mercadorias, sem contar seu tamanho que é enorme e além disso o país é lider do bloco econômico mercosul juntamente com a Argentina.
Resposta: A importância de um bloco como o Mercosul acaba sendo estratégica. Ainda que os países da América do Sul tenham as suas fragilidades, não ter um bloco seria ainda mais fatal. A existência do bloco também faz com que tais países possam, dentro das suas limitações, dialogar com outros blocos mais fortes.
Os países membros do Mercosul atualmente são Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
Mercado Comum do Sul
A União Europeia é o bloco no qual possuí uma união econômica e monetária. A UE compõem junta uma forte união econômica e para facilitar adotaram a mesma moeda, o euro.
Benefícios da União Monetária Entre as vantagens da união monetária, podemos citar: A necessidade de se constituir reservas em divisas é reduzida, visto que a maior parte do comércio passa a ser de caráter interno. Reduz os custos das transações financeiras.
A União Econômica e Monetária é, por assim dizer, uma versão mais ampla e melhorada do Mercado Comum, uma vez que permite a vários países pertencentes ao mesmo bloco econômico adotarem a mesma política de desenvolvimento e até a mesma moeda, tornando-a única para a união.