Qual das alternativas abaixo apresenta as principais características do fascismo? Totalitarismo, Militarismo, Nacionalismo, culto à força física, anti-socialismo, censura e repressão aos movimentos de oposição. Valorização da democracia, defesa dos direitos humanos, pacifismo e liberdade de imprensa.
Dessa forma, o fascismo clássico apresenta cinco características: é chauvinista, antiliberal, antidemocrático, antissocialista e anti-operário. Ainda assim, formas do neofascismo podem se apresentar como economicamente liberais.
Os regimes totalitários são muitas vezes caracterizados por extensa repressão política, ausência de democracia, culto de personalidade generalizado, controlo absoluto da economia, censura, vigilância em massa e uso recorrente de terrorismo de Estado.
O totalitarismo refere-se a um regime político caracterizado pelo forte nacionalismo e militarismo, além do controle total da vida pública e privada. O totalitarismo refere-se a um regime político que teve sua vigência em alguns países europeus no século XX.
Verificado por especialistas. São semelhanças entre regimes totalitários e autoritários a repressão aos dissidentes políticos, a forte militarização da política, a profunda divisão social , geralmente com a existência de uma classe vasta considerada "inferior" e a tendência a desvalorizar tudo que é estrangeiro.
Os regimes totalitários destacados foram: nazismo, fascismo e stalinismo. O totalitarismo é um sistema político caracterizado pelo domínio absoluto de uma pessoa ou partido político sobre uma nação.
Os regimes totalitários estão baseados num Estado centralizador, antidemocrático e autoritário. Esses governos surgiram após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) em diversos países da Europa a partir da crise do capitalismo e do liberalismo.
O Fascismo Italiano, o Nazismo alemão e o Stalinismo Soviético foram os principais regimes totalitários surgidos na Europa no período.
O mais conhecido regime totalitário na Europa. O Nazismo foi uma política coordenada pelo austríaco líder dos alemães, Adolf Hitler, O terceiro reich implantou uma ideologia totalitária, antidemocrática e anticomunista. A fim de manter autonomia da “raça ariana”, os nazistas promoveram políticas antissemitas.
Regimes totalitários na Europa Como já mencionado, a Europa teve três grandes totalitários: o fascismo (1922-1945), o nazismo (1933-1945) e o stalinismo (1924-1953). Os dois primeiros estavam alinhados à extrema-direita e o terceiro estava alinhado à extrema-esquerda.
O revanchismo, a miséria social causada pela Crise de 1929 e as disputas ideológicas são exemplos de fatores que contribuíram para a ascensão dos regimes totalitários na Europa.