Em abril de 1500, depois de 45 dias de viagem, a esquadra de Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil – o fato ficou conhecido como o descobrimento do país. Entretanto, as terras brasileiras já eram ocupadas pelos povos indígenas.
A versão mais conhecida por todos defende que o primeiro europeu a tocar no Brasil, pelo território da Bahia, foi o português Pedro Álvares Cabral, em abril de 1500.
A primeira expedição espanhola que chegou às nossas terras antes dos portugueses foi liderada por Vicente Pinzón. O explorador havia saído de Palos de la Frontera, na região espanhola da Andaluzia, no dia 26 de janeiro de 1500.
Resumo. A chegada dos portugueses ao Brasil foi parte do processo das grandes navegações. Pedro Álvares Cabral foi o líder de uma expedição composta por 13 embarcações e cerca de 1200 homens. O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, no dia 22 de abril de 1500.
Os primeiros espanhóis chegaram ao Brasil na década de 1880. Até o final do século XIX, houve um grande fluxo de galegos, que se fixaram principalmente em centros urbanos brasileiros de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Pará.
Este processo engloba as diversas ações dos povos europeus - entre eles, portugueses, espanhóis, franceses e holandeses - voltadas para a conquista de novas terras. Entre as grandes potências da Europa, foi Portugal quem tomou a frente e foi a primeira nação a embarcar nessa empreitada.
Cabral foi o primeiro português a chegar ao Brasil? Não. Em 1498, dom Manuel 1º, rei de Portugal, incumbiu o navegador Duarte Pacheco Pereira de uma expedição a oeste do Atlântico Sul. Suas caravelas atingiram o litoral brasileiro e chegaram a explorá-lo, à altura dos atuais estados do Amazonas e do Maranhão.
Resposta. Explicação: O marco do período colonial foi o descobrimento, que deu início a todos os outros acontecimentos históricos. A independência marcou o início do período imperial.
O Período Colonial foi marcado pela formação do primeiro Governo-Geral na colônia portuguesa na América, com a chegada de Tomé de Sousa à Bahia, e pela formação da primeira capital da colônia, a cidade de São Salvador.
resposta-vinda dos primeiros jesuítas, chefiados por Manuel da Nóbrega, e início da catequese dos índios; -ampliação da distribuição de sesmarias; -política de incentivos aos engenhos de açúcar; -introdução das primeiras cabeças de gado; -proibição da escravidão indígena e início da adoção da mão-de-obra escrava ...