Deformação da imagem visual e cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas. O pintor recusa o aprendizado técnico e pinta conforme as exigências de sua sensibilidade. O pincel (ou a espátula) vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões. Preferência pelo patético, trágico e sombrio.
Entre os principais nomes do expressionismo estavam Fritz Bleyl, Erich Heckel, Ernst Ludwing Kirchner, Karl Schmidt-Rottluff, Max Pechstein, Emil Nolde e Otto Mueller. No Brasil, a técnica expressionista esteve presente na arte de nomes como Anita Malfatti, Lasar Segall, Portinari, Oswaldo Goeldi e Iberê Camargo.
Vincent Van Gogh
O expressionismo no Brasil foi marcado por obras emblemáticas de figuras importantes do cenário nacional. Nesse contexto, as peças criadas por esses artistas apresentavam características primordiais da corrente, como a pessoalidade e o subjetivismo voltado à crítica social e política da época.
O Expressionismo foi um movimento artístico da vanguarda europeia que surgiu no início do século XX, na Alemanha. Os artistas dessa época buscavam retratar a realidade humana de maneira subjetiva. ... Além das artes plásticas, o movimento se estendeu à literatura, à música, ao cinema e ao teatro.
1912
O individualismo caracteriza o expressionismo, já que esse movimento defende que a arte é a visão particular, subjetiva e irracional do artista. |1| O ano de 1910 marcou, oficialmente, o surgimento do expressionismo.
Jackson Pollock
Por isso, essa corrente é também chamada de Expressionismo alemão. A primeira vez que o termo surgiu foi em 1911, na revista Der Sturm (A Tempestade). ... Edvard Munch é considerado o precursor do Expressionismo, tendo influenciado essa corrente artística com suas obras impactantes e cheias de carga emocional.
Significado de Expressionismo substantivo masculino Forma de arte que se fixa na intensidade da expressão; tendência artística e literária (surgida na Alemanha nos últimos anos do séc.
O Expressionismo foi um movimento estético embalado pela arte moderna do início do século XX e teve expoentes nas artes visuais, no cinema, no teatro, na literatura, na música, na dança, na arquitetura e na fotografia.
O Impressionismo teve início na França durante o século XIX, com destaque na pintura e na música. O nome desse movimento artístico surgiu a partir da obra “Impressão: Nascer do Sol”, de um dos mais importantes pintores franceses da época, Claude Monet.
O impressionismo explora os contrastes e a claridade das cores, resplandecendo a ideia de felicidade e harmonia. ... Os principais artistas impressionistas foram Monet, Manet, Renoir, Camile Pissaro, Alfred Sisley, Vincent Van Gogh, Degas, Cézanne, Caillebotte, Mary Cassatt, Boudin, Morisot, etc.
Impressão: Nascer do Sol. O nome do movimento é derivado da obra Impression, soleil levant, em português “Impressão: nascer do sol” (1872), de Claude Monet. ... Os impressionistas, como Monet, evitavam pintar de memória.
Resposta. O impressionismo foi um movimento artístico (artes plásticas e música) que surgiu na França no final do século XIX. Este movimento é considerado o marco inicial da arte moderna. O nome “impressionismo” deriva de uma obra de Monet chamada Impressão, nascer do Sol (1872).
Resposta: Surgido na França em 1874, o impressionismo foi um movimento artístico que passou a explorar, de forma conjunta, a intensidade das cores e a sensibilidade do artista. Os impressionistas buscavam retratar em suas obras os efeitos da luz do sol sobre a natureza, por isso, quase sempre pintavam ao ar livre.
Contexto histórico do Impressionismo O Impressionismo surge nesse ambiente de inovação no qual os artistas tentavam quebrar os laços com o passado. Em 1872, Claude Monete cria a obra "Impressão: nascer do sol". ... O novo estilo não agradou os críticos da época que o descreviam como uma arte mal elaborada.
Resposta. Os fatores históricos que influenciaram o desenvolvimento do Impressionismo ou arte impressionista, (tendência artística francesa com ênfase na pintura), foram principalmente, a tensão gerada pela Guerra Franco-Prussiana (1870-1871), o fim do Segundo Império, de Napoleão III.
Pintura impressionista Seus artistas não se prendiam aos ensinamentos do realismo acadêmico. No entanto, foram influenciados pelas correntes positivistas da segunda metade do século XIX, as quais primavam pela precisão e o realismo. Esse novo estilo artístico concorria com produções acadêmicas.
O impressionismo foi um movimento artístico surgido na pintura no final do século XIX, na França. ... O movimento tem como característica romper os laços com o passado, várias obras de Manet são inspiradas na tradição, porém serviu de inspiração para os novos artistas.
A principal relação entre a fotografia e o impressionismo é que a invenção da fotografia ajudou a impulsionar o impressionismo, pois os pintores desse movimento representavam em suas telas o relacionamento com a natureza de forma a ser tão realistas quanto uma fotografia. ... O impressionismo foi um marco na arte moderna.
Trabalhavam na maior parte do tempo ao ar livre para poder observar melhor as qualidades voláteis da luz que incidia sobre o objeto a ser retratado e optaram por retratar temas do cotidiano.
Resposta. A fotografia veio redefinir várias artes, como a da pintura e a se redesenhar como arte. Por que a máquina fotográfica registra o olhar do fotógrafo, mas com todas as idiossincrasias do processo de geração de imagens (por exemplo, vinhetagem, sensibilidade a cores alterada, intervalo dinâmico menor, etc.).
Os efeitos ópticos descobertos pela pesquisa fotográfica, sobre a composição de cores e a formação de imagens na retina do observador, influenciaram profundamente as técnicas de pintura dos impressionistas.
O objetivo do impressionismo estava na busca por diferentes impressões de cores, luzes e também movimentos da natureza no decorrer do dia. Por esse motivo os artistas tinham a preferência de pintar os quadros ao ar livre. ... O impressionismo originou a própria arte moderna.
O objetivo principal do movimento é romper laços com o passado. Isto serviu de inspiração para novos artistas, sendo super importante para a arte moderna. ... Conclusão: Os Impressionistas foram a porta de abertura para a modernidade.
A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores impressionistas a pesquisar a produção pictórica não mais interessados em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade, mas em ver o quadro como obra em si mesma.
O impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na França no final do século XIX. Este movimento é considerado o marco inicial da arte moderna. O nome “impressionismo” deriva de uma obra de Monet chamada Impressão, nascer do Sol (1872). ...
Inspirado pelas inovações artísticas das vanguardas europeias (cubismo, futurismo, dadaísmo, expressionismo e surrealismo), ele teve como marco inicial a Semana de Arte Moderna, que aconteceu entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922, no Theatro Municipal de São Paulo. ...
1860