Onde Fica A Traqueia Humana?

Onde fica a traqueia humana

A traqueia é um cilindro oco que se estende por aproximadamente nove a quinze centímetros, desde a sexta vértebra cervical, onde ela se continua com a laringe, até o ponto onde se bifurca nos dois brônquios principais, ao nível da quarta à sétima (em outras referências da quarta à quinta) vértebras torácicas. Seu diâmetro é de cerca de 25 milímetros, e só se alarga na sua margem inferior, onde ela se divide.

A traqueia é uma das estruturas mais importantes do sistema respiratório. Tem função de conduzir o ar e faz a ligação entre a laringe na parte superior e os brônquios primários na parte inferior.

Anatomia

Inicia-se logo após a laringe, desce pela parte central e anterior do pescoço e termina atrás da parte superior do esterno, no tórax, na altura da quinta vértebra torácica.Bifurca-se e une-se aos dois brônquios em uma área denominada carina.

A traqueia é vascularizada pelas artérias tireóideas inferiores, e inervada por fibras simpáticas e parassimpáticas. A sensação de dor é controlada por fibras sensitivas do nervo vago (NC X).

Estruturas da traqueia

<b>Estruturas da traqueia</b>

A traqueia é impedida de colapso por cerca de 20 cartilagens em forma de U ou de ferradura que estão dispostas em sua parede uma sobre a outra de tal modo que cada uma quase circunda o lume. As extremidades destes anéis cartilagíneos incompletos são voltadas para trás e o intervalo entre as duas extremidades de cada anel é coberto por ponte de tecido conectivo e músculo liso.

Parte integrante das vias aéreas humanas, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos juntos formam o trato respiratório inferior.

As porções secretoras serosas, estão incrustadas na submucosa. Em secções longitudinais da traqueia, as porções secretoras destas glândulas são vistas dispostas, principalmente, na tela submucosa que preenche os espaços triangulares entre cartilagens adjacentes. Os duetos destas glândulas perfuram a lâmina elástica da lâmina própria para esvaziarem-se na face interna da mesma.

A traqueia se estende da laringe, ao nível da sexta vértebra cervical, até o tórax, na altura da borda superior da quinta vértebra torácica, onde ela se bifurca (carina) em brônquios principais direito e esquerdo. Ao todo, seu comprimento é de 10 a 11 cm. Vale ressaltar que a traqueia é móvel e pode alterar rapidamente seu comprimento.

Neurônio

Neurônio

Um pequeno orifício é cortado na frente da traqueia, através de uma incisão no pescoço. A traqueostomia geralmente é feita para pessoas que precisam de um longo período de ventilação mecânica (suporte respiratório), ou em situação de emergência quando as vias aereas superiores estão obstruidas.

A traqueia é um órgão do sistema respiratório, cilíndrico e tubular, que se localiza entre a laringe e os brônquios e cuja função é filtrar, umedecer e conduzir o ar aos pulmões.

Histologia da traqueia

Ela começa na extremidade inferior da laringe, na base do pescoço. Ele está localizado ao longo da linha média do corpo, anterior ao esôfago e profundamente à pele, para que seja possível sentir a laringe através da pele do pescoço. Desde a sua origem na laringe, a traqueia se estende inferiormente até o tórax posterior ao esterno.

A traqueia é um tubo contínuo acima com a laringe e terminando abaixo pela divisão em dois brônquios principais que passam para os pulmões direito e esquerdo respectivamente. A seguir aprenderemos tudo sobre a mesma, sua anatomia, função e histologia em um resumo completo.

Começando na base do pescoço (logo abaixo das pregas vocais), a traqueia está localizada na cavidade torácica, em frente ao esôfago, percorrendo a linha média do corpo humano até a parte posterior do esterno.

Traqueostomia

O órgão é constituído por cerca de quinze a vinte cartilagens hialinas, que possuem o formato da letra “C”. Essas cartilagens fornecem rigidez estrutural para a traqueia e suas fibras elásticas longitudinais internas permitem que ela se estique e se desloque inferiormente durante a inspiração. Na bifurcação traqueal existe um marco anatômico conhecido como carina, que é uma crista apontando superiormente em sua superfície interna.

Durante a inspiração profunda, sua bifurcação pode descer até o nível da sexta vértebra torácica. O diâmetro transverso externo da traqueia é tipicamente de 2 cm em homens adultos e de 1,5 cm em mulheres adultas. Em crianças, ela é menor, localizada mais profundamente e mais móvel.

A traqueia se origina do primórdio do sistema respiratório, que surge até o final da quarta semana de gestação. Nesse sentido, a partir de um crescimento mediano, denominado sulco laringotraqueal, que aparece no assoalho da extremidade caudal da faringe primitiva (ou intestino anterior primitivo), se desenvolve o princípio da arvore traqueobrônquica.

Anatomia da traqueia

Ajuda também na regulação da temperatura do ar que entra e sai dos pulmões. Nos dias frios, ajuda a aquecer e a fornecer umidade ao ar antes de atingir os pulmões. Em dias quentes, ajuda a resfriar o ar através da evaporação.

No primeiro ano pós-natal, o diâmetro traqueal não ultrapassa 4 mm, enquanto ao final da infância, seu diâmetro em milímetros é aproximadamente igual a idade em anos. A forma transversa da luz da traqueia é variável, especialmente nas décadas mais avançadas da vida, e pode ser arredondada, semilunar ou achatada.

Há entre dezesseis e vinte anéis de cartilagem que ficam empilhados ao longo de todo seu comprimento, com regiões membranosas estreitas espaçadas entre os anéis de cartilagem.

Quantos anéis cartilaginosos têm a traqueia?

16 a 20 anéis

Qual a importância dos anéis cartilaginosos da traqueia?

Anéis de cartilagem Estão dispostos horizontalmente uns sobre os outros e unidos por um tecido fibroso. Esses anéis cartilaginosos desempenham o papel de não permitir que as paredes da traqueia colidam, fazendo com a passagem de ar não seja interrompida.

Como é classificado o tecido epitelial da traqueia?

Observe o revestimento interno da traqueia. Na figura é possível perceber que se trata de um epitélio pseudoestratificado ciliado. A traqueia é revestida internamente por um epitélio cilíndrico pseudoestratificado ciliado com células caliciformes.

Qual o tipo de tecido epitelial da pele?

A pele é revestida por uma camada epitelial denominada epiderme. A epiderme é constituída de um epitélio estratificado pavimentoso corneificado.

Quais são os tipos celulares do tecido cartilaginoso?

O tecido cartilaginoso possui dois tipos celulares, os condrócitos e os condroblastos, e uma matriz. A matriz é constituída por colágeno, além de macromoléculas de proteoglicanos, ácido hialurônico e glicoproteínas.

Onde são encontrados os diferentes tipos de tecido cartilaginoso?

É encontrada nos discos intervertebrais, sínfise púbica, em tendões e ligamentos na inserção de músculos. Essa cartilagem está sempre associada com tecido conjuntivo denso, apresenta acidofilia por conter grande quantidade de fibras colágenas tipo I, e apresenta pouca matriz extracelular.

O que é cartilagem e ligamento?

LIGAMENTOS - Estrutura de tecido conjuntivo denso com a principal função de prevenir movimentos excessivos ou anormais, além de manter a estabilidade das articulações. CARTILAGEM - O tecido cartilaginoso, ou simplesmente cartilagem, apresentam consistência firme, mas não é rígido como o tecido ósseo.

O que é desgaste das cartilagens?

​Uma doença comum que afeta os joelhos e desgasta a cartilagem é conhecida como artrose, um processo de desgaste da cartilagem que reveste as extremidades ósseas, causando dor e desconforto.