Em A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca, a personagem Ofélia morre afogada, em um provável suicídio. A bela e honrada moça que, amando Hamlet, ve-se privada de seu amor, passa a dar mostras de sua loucura após a morte de seu pai, Polônio, que fora assassinado por Hamlet.
“Covardia ou prudência? Esta é a pergunta de fundo que nos faz aprender com Hamlet mais uma vez. Quando planejamos algo, traçamos estratégias e falamos em metas e objetivos, isso é sinal de que temos capacidade de antever o futuro, tentar agir sobre ele, controlá-lo.
Institucional
Todo o mundo é um teatro, escreveu William Shakespeare na peça Como Quiserem, e homens e mulheres não passam de meros atores.
O príncipe conhece a verdade do crime através do fantasma do pai, também chamado Hamlet. Como a informação deriva de um fantasma e como o protagonista é instado a uma ação violenta – vingar a morte de seu pai, para aferir a verdade sobre a denúncia do fantasma, Hamlet finge estar louco.
Assim, obcecado por uma desforra ditada por um espectro, na forma imaginária do pai assassinado, Hamlet fingiu-se de alucinado, dizendo-se “não estou louco de verdade, estou louco por astúcia[8]”; o fingimento da loucura fazia parte do plano para vingar a morte do pai.
No personagem mais famoso de Shakespeare, a reflexão se sobrepõe à ação e a paralisa, algo impensável na literatura até então. A peça começa com a descoberta do assassino e termina após a vingança de Hamlet. Shakespeare nos coloca diante das reflexões do herói. Assim Hamlet é considerado o drama da consciência.
EM PEÇA DE SHAKESPEARE, 'POLÔNIO' NÃO MATA, MAS MORRE O pai de Hamlet, antigo rei da Dinamarca, foi assassinado pelo tio do príncipe, e ele quer vingança. ... Ao ver as cortinas se mexendo, Hamlet as furou com sua espada, matando Polônio (o príncipe tinha pensado que se tratava de seu odiado tio).
Um fantasma começa a assombrar os arredores do castelo de Elsinore. Sua aparência lembrava muito a do recentemente falecido Rei Hamlet. ... Hamlet já estava interessado em Ophelia, filha de Polônio braço direito do atual Rei. Polônio suspeita que Hamlet está louco por causa de um amor mal-rresolvido com sua filha.
Eis a questão. Que é mais nobre para a alma: suportar os dardos e arremessos do fado sempre adverso, ou armar-se contra um mar de desventuras e dar-lhes fim tentando resistir-lhes? Morrer...
Hamlet é o Príncipe da Dinamarca; filho do já morto Rei Hamlet, e sobrinho do presente Rei dinamarquês, Cláudio. ... O Fantasma do pai de Hamlet, que lhe aparece para falar que, na realidade, foi envenenado por seu irmão Cláudio.
Cláudio é Rei da Dinamarca, eleito ao trono após a morte de seu irmão, o Rei Hamlet. Cláudio casou-se então com Gertrudes, esposa do seu falecido irmão. Gertrudes é a Rainha da Dinamarca, e esposa do falecido Rei Hamlet, agora casada com Cláudio, e mãe de Hamlet.
A pergunta acima é a primeira fala de Hamlet, que já começa num clima fantasmagórico. Acaba de soar meia-noite e Francisco está de sentinela no terraço do castelo de Elsinore, na Dinamarca. Bernardo, que o substituirá, entra em cena e indaga “Quem está aí?” (Who's there?) (1.
Polônio é o conselheiro-chefe de Cláudio; seu filho, Lartes, está indo de viagem à França, enquanto sua irmã, Ofélia, é cortejada por Hamlet. ... Toda a corte é convocada para assistir ao espetáculo; Hamlet fornece comentários durante toda a encenação.
O clássico Hamlet é uma das mais famosas obras de William Shakespeare. É uma história dramática que mistura loucura, traição, desejo pelo poder, tragédia e desespero. Hamlet é um príncipe solitário que vê sua mãe casar com o tio (irmão de seu pai) e se transformar no Rei.
Hamlet: Drama em cinco Actos.
“A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca” é da autoria de William Shakespeare (1564-1616) e foi escrita entre 1599 e 1601, tendo lugar no Reino da Dinamarca.
Drama
Shakespeare possui uma vasta obra com cerca de 40 peças, divididas entre comédias, tragédias e peças históricas, bem como poemas narrativos e sonetos.
Além da vingança, o tema principal da peça é a aparência. O célebre monólogo de Hamlet e o inesquecível questionamento “Ser ou não ser” é um elemento chave para entender os dilemas morais de cada uma das personagens.
William Shakespeare
Frases Célebres de Shakespeare