11 dicas para combater a evasão escolar
Como evitar os efeitos negativos do fracasso no desempenho escolar
Patto (1999) traz em sua obra o conceito de fra- casso escolar como produzido pelo dia a dia da rotina escolar, aponta que há diver- sos estereótipos e preconceitos que rodeiam as camadas mais pobres e que não partem apenas da instituição, mas também dos pro- fissionais e da sociedade, que envoltos na teoria da ...
altos índices de repetência e evasão, baixo rendimento. De acordo com algumas teorias estabelecidas, a culpa pelo fracasso escolar é do aluno e suas condições físicas, cognitivas, sociais e psicológicas.
"O professor tem de entender que não é culpa dele se um aluno não aprende. Mas é sua responsabilidade profissional, assim como tratar de um doente é responsabilidade de um médico", resume.
Quando se pensa no fracasso escolar, é coerente considerar que cada aluno, em particular, terá um rendimento qualitativamente diferenciado dos seus colegas. O olhar que é dirigido ao aluno, a expectativa, o ideal, o comportamento-padrão e as potencialidades do aluno têm relação direta com o seu aproveitamento escolar.
Os transtornos de aprendizagem, as dificuldades de aprendizagem, famílias desestruturadas, condições precárias de vida etc.. Os transtornos de aprendizagem, as dificuldades de aprendizagem, famílias desestruturadas, condições precárias de vida etc..
Estudos feitos sobre o tema revelam que muitos fatores contribuem para o desinteresse dos alunos: como número excessivo de alunos nas salas de aula, falta de recursos pedagógicos ou tecnológicos que despertem o interesse dos alunos ou quando estes existem não são utilizados de forma correta pelo professor, fatores ...
Determinados alunos apresentam grande dificuldade em interagir com certas atividades, outros apresentam resistência total no sentido de adquirir conhecimentos, se isolando dos demais colegas, negando a participar das atividades propostas, bem como não apresentando interesse qualquer em realizar algo que se refere à ...
A apatia é a falta de emoção, motivação ou entusiasmo. É um termo psicológico para um estado de indiferença, no qual um indivíduo não responde aos estímulos da vida emocional, social ou física.
A leitura, a escrita e a matemática são meios ou estratégias para o desenvolvimento da capacidade de aprender. Entre as três, certamente, a leitura, especialmente a compreensão leitora, tem o seu lugar de destaque. Ler para aprender é fundamental para qualquer componente pedagógico do currículo escolar.