Antes de mostrar como a hierarquia de processos funciona como estrutura, vamos estabelecer que os processos e termos possuem as definições abaixo:
Nos sistemas de produção temos algumas características definidas para cada processo, conforme apresentamos a seguir: – Produção contínua: apresentam uma produção contínua ou fluxo em linha, numa sequência única, podendo ser pura (produto único) ou com diferenciação, caracterizada pelas linhas de montagem.
Os macroprocessos podem ser entendidos como agrupamentos de processos necessários para a produção de uma ação ou desempenho de uma atribuição da organização ou ainda como grandes conjuntos de atividades pelos quais a organização cumpre sua missão, gerando valor para o cliente/cidadão/usuário.
Quando, durante um fluxo de processo, a responsabilidade pela sequência de uma tarefa passa de um agente para outro, havendo nesse momento uma mudança de raia, ocorre o que chamamos de handoff, isto é: o andamento do processo muda de mãos.
Subprocesso, no contexto dos sistemas operacionais, designa um processo criado dentro de uma estrutura hierárquica; onde a dependência com o processo mais alto faz com que o subprocesso deixe de existir caso o processo mais alto do qual ele depende seja eliminado. ...
Ele consiste na construção de fluxogramas, gráficos de implantação ou outro tipo de metodologia que possa mostrar as etapas produtivas desenvolvidas por cada funcionário e como cada uma se relaciona com o trabalho dos outros no processo, assim, o gestor consegue identificar qualquer prolema que possa surgir na rotina ...
De forma simplificada, o processo é a sequência de passos utilizados para a realização das rotinas da organização. Envolve a articulação de diversas ações que podem se desdobrar na execução de subprocessos, atividades e tarefas. Correspondem a um maior detalhamento de uma parte específica de um processo.
Tarefa: é um conjunto de elementos que requerem o esforço humano para determinado fim. Função: é um agregado de deveres, tarefas e responsabilidades, que requerem os serviços de um ou mais indivíduos.
Gonçalves (2000) defini processo como sendo qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um input, adiciona valor a ele e fornece um output a um cliente específico. Entretanto, embora todos os processos de produção sejam similares na forma de transformar inputs, eles diferem em quatro aspectos importantes.
O que são processos operacionais? Todas as atividades de rotina que uma empresa desempenha podem ser categorizadas como processos operacionais: controle financeiro, vendas, organização de estoque, comunicação interna, etc.
São exemplos de processos produtivos (de negócio ou cliente): I - Desenvolvimento de produtos.
O processo produtivo é definido como o conjunto de sucessivas operações necessárias para a obtenção de um bem ou serviço. Sendo esse o setor mais importante da empresa pois atualmente algumas organizações possuem deficiências em seu processo produtivo.
Tipos de sistema de produção