Olá! Eles tem o mesmo número atômico. Lembrando que número atômico = número de prótons = número de elétrons : Z=p=e. Logo, eles são isótopos.
A classificação dos átomos baseia-se na quantidade de elétrons, prótons e nêutrons. Os átomos podem ser entre si isótopos, isóbaros e isótonos. Como já sabemos, a estrutura básica do átomo conhecida atualmente considera o átomo dividido em duas regiões: núcleo e eletrosfera.
Elementos isótopos possuem o mesmo número atômico, mas diferentes números de massa. Elementos isóbaros possuem diferentes números atômicos e o mesmo número de massa. Elementos isótonos possuem diferentes números atômicos e/ou diferentes números de massa, mas o mesmo número de nêutrons.
Cada quadrado da tabela periódica indica o átomo de um Elemento Químico representado por um símbolo. Você pode ver na primeira coluna os símbolos: H, Li, Na, K, Rb, Cs, Fr; eles simbolizam os átomos dos elementos químicos Hidrogênio, Lítio, Sódio, Potássio, Rubídio, Césio e Frâncio, respectivamente.
Dentro da tabela periódica, os elementos químicos estão organizados em ordem crescente segundo a quantidade de prótons (massa molecular) que possuem. Apenas dois elementos são líquidos em temperatura ambiente: o mercúrio e o bromo. Outros podem ser produzidos sinteticamente, sendo que o primeiro deles foi o Tecnécio.
Cinco dicas para decorar famílias e elementos da tabela periódica
Antes que você se pergunte “É preciso decorar a tabela periódica inteira para o Enem?”, a resposta é: não é preciso! Todas as informações necessárias estarão no enunciado da questão e, no caso de questões mais específicas, a prova irá trazer a tabela periódica completa em anexo.
Resposta. A tabela periódica surgiu para agrupar os elementos que têm propriedades químicas e físicas semelhantes, ou seja, ela organiza os metais, semimetais, não metais, gases nobres, dentre outros, em grupos divididos de forma a facilitar sua localização.
A importância Uma das principais funcionalidades da tabela periódica é a possibilidade de prever para que serve cada elemento químico e quais compostos irão resultar nas suas combinações. Isso só acontece porque os elementos são agrupados não só pelos seus números atômicos e em ordem crescente.
A tabela periódica é extremamente útil para facilitar a consulta das propriedades dos elementos. A tabela periódica possibilitou maior facilidade para sabermos sobre a massa atômica, número atômico, distribuição eletrônica dos átomos, entre outras características, dos elementos.
a atomística é importante pelo, simples fato de que os átomos necessitam ser estudados por apresentarem (elementos diferentes), como a quantidade de prótons ou átomos que possuem mesmo número de nêutrons e diferente números atômicos e de massa.
Cada linha no sentido horizontal da tabela periódica representa um período. Eles são em número de sete, e o período em que o elemento se encontra indica o número de níveis que possui. Por exemplo o sódio (Na) está no período três, o que significa que o seu átomo possui três camadas eletrônicas.