* O capitalismo surge e posteriormente a acumulação do capital se faz necessária para a manutenção das classes sociais. Para que esse sistema fosse possível, foi realizada a acumulação primitiva de capital, que consistia na expropriação das terras e bens dos camponeses.
A acumulação primitiva de Capital é o conjunto de fatores econômicos e sociais que resulta na acumulação de patrimônio nas mãos daqueles que se tornam os controladores dos meios de produção, das terras e etc.
No capitalismo acumulação de capital e lucro organizam-se em um processo circular de auto-reforço, no qual Page 2 2 acumula-se capital para aumentar o volume de lucros e reinveste-se os lucros para aumentar a acumulação.
A acumulação primitiva cria as pressuposições do capital; uma vez estabelecido, o capitalismo recria suas próprias condições de existência na base do trabalho assalariado. Na medida em que avança, ele o faz de modo serial, enquanto outros países adotam o capitalismo.
O processo de acumulação do capital significa, portanto, o uso ampliado de meios de produção e força de trabalho para a produção crescente de mercadorias. Quanto maior a massa de mais-valia aplicada dessa forma, maior a capacidade produtiva e maior a possibilidade de produção de valor.
Resposta. As práticas mercantilistas que contribuem para a acumulação de capitais podem ser resumidas em duas, a primeira é a circulação de mercadorias, que era feita tanto pelo mar, esse sendo comércio para o estrangeiro, e por rotas comerciais terrestres, as atividades de mercado da época.
Esse processo tem duas fontes privilegiadas de riqueza: a exploração da força de trabalho, através retirada da mais-valia e a exploração dos recursos naturais. Essas duas fontes contribuem fundamentalmente para o acúmulo do capital, a primeira gerando valor, pois só o trabalho tem essa capacidade.
O mercantilismo esteve presente no contexto político do Absolutismo Monárquico como um conjunto de medidas econômicas que garantia às monarquias acumular internamente grande quantia de metais preciosos, tendo como base para isso os lucros com as atividades mercantis e principalmente pela exploração das colônias.
As políticas mercantilistas partilhavam a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos (ouro e prata), advogando que estes se atrairiam através do incremento das exportações e da restrição das importações (procura de uma balança comercial favorável).
Resposta. O Mercantilismo é a prática econômica típica da Idade Moderna e é marcado, sobretudo, pela intervenção do Estado na economia. Três medidas básicas faziam parte do Mercantilismo, eram elas: o bulionismo ou metalismo, o colbertismo ou balança comercial favorável e o mercantilismo comercial e marítimo.
O mercantilismo foi o conjunto de práticas econômicas adotado pelas nações europeias entre o século XV e o século XVIII. Essas práticas econômicas são consideradas pelos historiadores como o estágio de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista.
Defendia que uma nação rica é aquela que mantem sua balança comercial favorável e acumula metais preciosos. Suas principais características são o balança comercial favorável, colonialismo, intervencionismo estatal, metalismo, monopólio e criação de manufaturas.
Mercantilismo é o conjunto de práticas e idéias econômicas desenvolvidas na Europa entre o séc. XV e XVIII. O mercantilismo tinha por objetivo fortalecer o Estado e enriquecer a burguesia, para isso, era preciso ampliar a economia para dar mais lucro afim de que a população pudesse pagar mais impostos. ...
Qual das alternativas abaixo apresenta as principais características do fascismo? Totalitarismo, Militarismo, Nacionalismo, culto à força física, anti-socialismo, censura e repressão aos movimentos de oposição. Valorização da democracia, defesa dos direitos humanos, pacifismo e liberdade de imprensa.
Qual das alternativas abaixo apresenta as principais características do período da pré-história conhecido como paleolítico A. Os homens praticavam a agricultura e domesticavam animais. ... Nomes habitavam cavernas viviam de caça de animais e coleta de vegetais usavam instrumentos feitos com ossos e pedras lascadas.
3. Qual das alternativas abaixo apresenta as principais características da economia asteca? A – Economia baseada na pesca e na produção de joias, que eram comercializadas com outros povos da América.
A capital refletia a riqueza e o poder do Império Asteca. Tenochtitlán tinha palácios deslumbrantes e templos no topo de pirâmides. Os astecas construíam aquedutos para o abastecimento de água e canais que permitiam o transporte pela cidade. O palácio do imperador Montezuma II ficava em Tenochtitlán.
A sociedade era formada por sacerdotes,nobres,guerreiros,camponeses e escravos. A religião era politeísta(acreditava em vários deuses). A base da economia era a agricultura. O comércio era feito através de trocas(escambo).
Cultura e arte inca A grandiosidade da arquitetura e da engenharia dos incas se apresentam através de palácios, casas, templos, fortalezas, pontes, túneis, estradas, canais e aquedutos. Os incas não tinham escrita, mas eles transmitiam suas ideias e conhecimentos através da oralidade e dos desenhos.