O muro de Berlim foi o símbolo máximo da bipolarização do mundo durante a Guerra Fria e sua queda representou o fim do socialismo como alternativa de modelo econômico naquele contexto. ...
O Muro de Berlim foi um dos grandes símbolos da Guerra Fria e cercava Berlim Ocidental, isolando-a. O Muro foi construído em 1961 para conter o êxodo de pessoas que se mudavam para Berlim Ocidental. ... A queda do Muro aconteceu após o porta-voz do governo da Alemanha Oriental anunciar a abertura das fronteiras do país.
O Muro de Berlim foi construído, em 1961, como parte de uma decisão da Alemanha Oriental e da União Soviética para isolar Berlim Ocidental e impedir que a população da Alemanha Oriental mudasse-se para o outro lado. O muro simbolizou mundialmente a polarização que marcou o século XX durante a Guerra Fria.
O Muro de Berlim não impediu que as pessoas fugissem do leste para o oeste. Cerca de 5 mil pessoas conseguiram passar para o lado capitalista e ao menos 136 morreram tentando.
9 de novembro de 1989
Depois da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em Alemanha Ocidental (capitalista) e Alemanha Oriental (socialista). O processo de reunificação da Alemanha ocorreu apenas no final da década de oitenta, com a queda do Muro de Berlim e a crise dos países de regime socialista.
Resposta. Resposta: Em 9 de novembro de 1989, com a crise do sistema socialista no leste da Europa e o fim deste sistema na Alemanha Oriental, aconteceu a queda do muro. Cidadãos da Alemanha foram para as ruas comemorar o momento e ajudaram a derrubar o muro.
Resposta: Muro de Berlim foi uma barreira física construída pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental - socialista) durante a Guerra Fria, que circundava toda a Berlim Ocidental (capitalista), separando-a da Alemanha Oriental (socialista), incluindo Berlim Oriental.
O muro de Berlim foi construído no período da Guerra Fria para dividir as fronteiras ente a Alemanha Oriental(RDA-socialista) e a Alemanha Ocidental(RFA-capitalista). A parte ocidental era capitalista comandada pelos EUA e a parte oriental era socialista comandada pela URSS.
Resposta: O fechamento da fronteira e a construção do Muro de Berlim conseguiram praticamente acabar com o êxodo de cidadãos para a Alemanha Ocidental. Estima-se que, depois do muro, somente cerca de cinco mil alemães orientais conseguiram fugir do país, e, entre 1961 e 1989, 140 pessoas morreram tentando cruzá-lo.
As duas grandes consequências da queda do Muro de Berlim foram: Contribuiu para acelerar a queda do bloco comunista. Contribuiu para a reunificação da Alemanha.
Resposta. A falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980.
O principal elemento da Guerra Fria foi a divisão da Europa entre o Capitalismo e o Comunismo e a consequente expansão para o mundo.
São aspectos da Guerra Fria, exceto: (a) corrida armamentista.
Guerra Fria foi o nome dado a um conflito após a Segunda Guerra Mundial (1945) que envolveu países que adotavam sistemas político-econômicos opostos: capitalismo e socialismo. Os dois países protagonistas da Guerra Fria são: a. Estados Unidos e Japão.
A Guerra Fria foi uma disputa político-militar que marcou a antiga ordem mundial, polarizada por Estados Unidos e União Soviética. ... Ao final das contas, nenhum tiro foi diretamente disparado entre os dois lados do “conflito”, o que justifica o nome Guerra Fria.