Qual é a principal diferença entre a câmera escura e a câmera fotográfica? A diferença é que na câmera fotográfica, as imagens que eram obtidas com a câmera escura, puderam ser fixadas através de um processo químico, e, consequentemente, não tinham que ser “traduzidas” através do desenho ou da pintura.
Ocorre que os raios de luz da imagem se cruzam no orifício, ou seja, os raios da parte de cima se cruzam com os raios da parte de baixo da imagem deixando a imagem invertida no interior da câmara.
Senhor Presidente. Por volta de 1554, Leonardo Da Vinci descobriu o princípio da câmera escura: a luz refletida por um objeto projeta fielmente sua imagem no interior de uma câmera escura, se existir apenas um orifício para a entrada dos raios luminosos.
Leonardo da Vinci fez uma descrição da câmara escura em seu livro de notas, mas este não foi publicado até 1797. Giovanni Baptista Della Porta, cientista napolitano, publicou em 1558 uma descrição detalhada da câmara e de seus usos.
No século IV a.C., o filósofo grego Aristóteles reconhecia o princípio da câmara escura, mas o primeiro a fazê-lo foi Mozi, um filósofo chinês do século V a.C.
Por volta de 1554, Leonardo Da Vinci descobriu o princípio da câmera escura: a luz refletida por um objeto projeta fielmente sua imagem no interior de uma câmera escura, se existir apenas um orifício para a entrada dos raios luminosos.
Quanto menor o diâmetro do orifício que permite a entrada de luz, mais nítidas as imagens são. Esse tipo de condição de nitidez traz um problema: para obter imagens suficientemente nítidas, abre-se mão da intensidade da luz.
A câmara escura é considerada como um dos grandes avanços da fotografia, pois permitiu uma maior nitidez da imagem formada, principalmente por conta do pequeno orifício dentro do dispositivo, permitindo que os raios luminosos incidissem de forma mais retilínea, contribuindo para a pintura.
O primeiro aparelho identificado como uma câmera escura foi construído em meados do século VI d.C, em experimentos de Antêmio de Trales.
Mas é com Leonardo Da Vinci que a Câmara Obscura é descrita detalhadamente nos seus manuscritos Codex Atlanticus (1452-1519): num compartimento escuro, a luz que atravessa um orifício numa das paredes projeta na parede oposta uma imagem invertida dos objetos existentes no exterior.
Uma câmara estenopeica ou câmara pinhole é uma máquina fotográfica sem lente. A designação tem por base o inglês, pin-hole, "buraco de alfinete" e é usada para referir a fotografia estenopeica. ... A pinhole consiste numa maneira de ver uma imagem real através de uma câmara escura.
Louis Jacques Mandé Daguerre
1839
Imagem produzida pelo processo positivo criado pelo francês Louis-Jacques-Mandé Daguerre (1787-1851).
Louis Jaques Mandé Daguerre
Foi comercialmente utilizado para este fim desde a invenção de Edison, em 1877, até 1929, quando pararam de ser produzidos....
Joseph Nicéphore Niépce
No primeiro fonógrafo de Thomas Edison, o som era gravado quando alguém falava junto à caixa de gravação e, ao mesmo tempo, girava a manivela do aparelho. A manivela pressionava uma espécie de agulha contra a folha de estanho que cobria o cilindro giratório. ... O som podia então ser ouvido por meio da caixa reprodutora.
Na fase elétrica de gravação sonora, os sons são codificados em sinais eletromagnéticos e depois amplificados no momento da gravação e da reprodução (com o surgimento de equipamentos de captação e amplificação como o microfone e os alto-falantes), permitindo a gravação de outras frequências sonoras, inaudíveis no ...
No ano de 1877, o inventor norte-americano Thomas Edison desenvolve o primeiro aparelho prático de gravação sonora, onde o som era registrado por meio de uma agulha que riscava um cilindro de cera. Nesse sistema, os sulcos feitos pela agulha, quando novamente percorridos, revelavam a gravação feita.
A máquina consistia num cilindro de cera que rodava, permitindo que uma agulha transmitisse as vibrações mecânicas traduzidas pela superfície impressa do cilindro a um amplificador em forma de cone metálico.
É um disco giratório coberto com cera, goma laca, vinil, cobre, entre outros onde são gravadas por uma agulha, as vibrações de um som emitido e afunilado em uma corneta, interligada a uma lâmina (membrana) que sustenta a agulha.
Disco plano (Gramofone) – 1887 Dez anos mais tarde, o alemão Emile Berliner criou o gramofone – equipamento considerado o sucessor direto do fonógrafo.