O pontilhismo é uma técnica de pintura que surgiu na França no final do século XIX com o movimento impressionista. Essa técnica de pintura é bastante diferenciada porque os pintores fazem suas artes não com largas pinceladas, mas com pequenos pontos de cores lado a lado, muitos próximos, sem mesclar as cores.
A ideia do pontilhismo é provocar efeito óptico nos olhos das pessoas que apreciam os quadros. As cores no processo de construção do pontilhismo são, obviamente, fundamentais. Pois, tanto as cores primárias quanto as cores secundárias eram utilizadas para fazer realces e empregar novas impressões artísticas.
A técnica do pontilhismo surgiu na França, na metade do século XX, conhecida como pintura de pontos. ... Caracterizou-se por construir um desenho com vários pontos coloridos, dando um efeito criativo à sua arte!
O Pontilhismo é uma técnica de pintura revolucionária iniciada por Georges Seurat e Paul Signac em Paris, em meados dos anos 1880. Apesar de ser originária do Impressionismo, ela consistia numa espécie de reação contra o esse movimento, baseado nas respostas subjetivas de artistas na produção dos quadros.
Obras
Para fazer pontilhismo a técnica é, quanto menor forem os pontos, mais realista ficará o desenho, por isso o ideal é usar caneta 03 ou 05. Porém se usado com cuidado para não borrar, o lápis de cor também é uma boa opção e pode deixar o desenho mais interessante.
As tintas as recomendadas para se fazer pintura de pontinhos são: Tinta Acrílica, Tinta Acrílica brilhantes, Tinta PVA, Tinta Acripuff e tinta dimensional e relevo. Essa técnica você pode fazer em varias superfícies de pedra, MDF, telas .
Como fazer
Ajuste o tamanho da impressão de modo que o desenho caiba no prato. Com a lapiseira, trace todo o contorno. Pode forçar um pouco a mão – o ideal é que o grafite fique bem marcado no papel para facilitar na hora de passá-lo para a porcelana. Vire a folha e coloque o desenho na posição desejada.
Cubra a porcelana com o primer em spray, mantendo uma distância de 20 cm, entre os objetos. Essa etapa é importante para um melhor acabamento da pintura, o primer ajuda a tinta aderir melhor à superfície, deixando-a mais lisa e ressaltando a cor da tinta. Cubra com a fita crepe a área que você não deseja pintar.
Pinte sobre o primer com um spray, tinta à base de óleo ou comum. Use um pincel com cerdas naturais, se estiver pintando com tinta comum, e limpe-o com aguarrás sempre que o pincel ficar encharcado de tinta. Borrife várias camadas finas, em vez de uma camada grossa de tinta.
Para isso, passe no local uma lixa número 80 e, depois, a tinta esmalte escolhida. O processo é simples: basta molhar o pincel na tinta, retirar o excesso e aplicá-lo suavemente na superfície do vaso. Outra sugestão é o efeito pátina. Em leves pinceladas, cubra aleatoriamente parte do fundo marrom.
Chegou a hora da pintura: agite bem a lata antes do uso por alguns segundos. Comece a pintar, girando o vaso para que a tinta fique uniforme por todo o objeto. Coloque o vaso para secar por alguns minutos até sentir que a tinta está totalmente seca e tire a fita crepe.