A ontogênese se caracteriza por uma sequência de eventos que ocorrem de maneira precisa e semelhante em todos os seres vivos de uma espécie. Ela é determinada por nossos genes e modulada pelo meio ambiente. Todas as crianças crescem, mas, se bem alimentadas, crescem mais rápido.
As árvores filogenéticas são diagramas que representam essas relações de ancestralidade e descendências, consistindo em linhas que se bifurcam de acordo com a existência no passado de um evento que transformou uma espécie em duas novas espécies.
O desenvolvimento do sistema nervoso como um todo começa em 3 semanas, com a diferenciação celular que forma a placa neural ao longo do dorso do embrião, que se amplia e sofre uma invaginação dando origem ao tubo neural, cujo a cavidade interna é cheia de líquido amniótico, que se tornará o encéfalo e a medula espinhal ...
Evidências consideráveis demonstram que eventos ambientais alteram a estrutura e a função do cérebro e que o aprendizado (memória) se associa a alterações a nível de bioquímica neuronal.
Quanto à ontogênese sociocultural, podemos dizer que: O comportamento será determinado pela interação advinda da evolução da espécie. ... O comportamento será determinado pela convivência com a sociedade, com variáveis grupais, como moda, estilo de vida.
De forma geral, os comportamentos possuem 3 funções principais: obter algo; escapar de algo; ou a busca de algum estímulo sensorial.
Topografia é um termo usado na análise do comportamento aplicada (ABA) para descrever o comportamento - especificamente a aparência do comportamento. A topografia define o comportamento de forma "operacional" , livre da coloração de valores ou expectativa.