Oxum, Orixá dona das águas das cachoeiras, personifica essa representação através do lado emotivo de seus filhos e filhas e é a característica mais marcante de sua personalidade. ... Toda essa sensibilidade torna os filhos de Oxum extremamente dengosos, carinhosos e até um pouco mimados com aqueles que amam e lhe cercam.
Filhos e Filhas de Oxum É algo que 'vem de dentro'. Assim, a vaidade norteia outras características marcantes como um grande senso estético e o amor, primeiro por si mesmo (a) e em seguida pelos demais. Forte determinação, ambição social e grande sensibilidade também são marcantes.
Oxum é a mais bela das mulheres e, inseparavelmente, a mais inteligente e politizada. Ela sabe o que quer, como quer e o que fazer com isto. Que possamos resgatar e assumir a sabedoria de Oxum em direção a um lugar onde possamos respirar com dignidade, respeitando, sem culpa, nossas contradições naturais.
Segundo ela, Oxum, por ser associada a água doce, é a senhora das águas da vida, já que a substância é essencial para a perpetuação dos seres vivos no planeta. “Ela é dona da fertilidade, protetora do amor, inventora do Candomblé, é menina dos olhos de Oxalá [orixá que está acima dos demais na hierarquia divina].
Cores: Amarelo e azul-claros que simbolizam a juventude e alegria, e atraem saúde e prosperidade. Características do Orixá: Oxum Opará é vaidosa, sensível e irrequieta.
1. Principais Exús da Falange de Ogum
2. Nomes de Exús de Iansã
Existem algumas formas de saber sobre as Guardiões:
Pena Branca, comumente denominado Mestre Ascensionado Pena Branca, Sr. Pena Branca, Caboclo Pena Branca ou Mestre Pena Branca é um grande comandante responsável pela integração das egrégoras xamânicas em trabalhos em prol da renovação do planeta e aperfeiçoamento das pessoas.