A frágil sociedade começa a desmoronar, quando um grupo de garotos questiona a probabilidade de serem resgatados, e prefere ocupar seu tempo com brincadeiras e caças, invés de manter a fogueira. A situação fica mais tensa quando um dos garotos encontra um monstro na ilha.
interpretaram "O Senhor das Moscas " como um trabalho de filosofia moral. O cenário da ilha, um paraíso com toda a comida e a água necessários, pode ser visto como uma metáfora para o Jardim do Éden.
O filme representa a ideia de que o excesso de medo pode ferir o estado democrático está na ruptura da sociedade formada pelas crianças, não prevalecendo a inteligência, buscando um líder que segue a razão, mas querem um líder forte que os proteja de seus medos custe o que custar.
A exemplo de governantes totalitários espalhados pelo globo, Jack usa o medo como forma de controle social, escravizando aqueles a quem promete defender. E também como na vida real, os personagens se mostram mais dispostos a acreditar em discursos do que em atos.
O homem é considerado um animal político porque entre todos os outros animais, é dotado da razão e da fala. Por meio da razão e da fala, o homem desenvolveu as noções de justo e de injusto, de bem e de mal. No filme quando Ralph, propõe a assembleia para estipular regras e quando o mais forte (Jack) se torna ditador.
Resenha do Livro "O Senhor das Moscas" O livro foi publicado em 1954, e o seu título faz uma referência a Belzebu que do nome hebraico tem como sinônimo o Diabo,e embora à época em que fora….