Oração subordinada substantiva objetiva diretaA oração subordinada substantiva objetiva direta, que chamaremos apenas oração objetiva direta, é aquela que tem função de objeto direto. Completa, portanto, um verbo transitivo direto.
Subjetiva: É pouco provável que exista vida em outro planeta. Objetiva Direta: Todos esperavam o que era de melhor. Objetiva Indireta: Não gosto de que você saia à noite. Completiva Nominal: Tenho conclusões de que haverá paz no futuro.
Uma oração subordinada, na gramática, é aquela que exerce uma função sintática em relação a uma outra oração, chamada oração principal e que pede complemento ou é uma oração que tem uma certa dependência de sentido em relação a oração principal. Exemplo: Aguardo que você chegue.
Orações Subordinadas Substantivas
Oração subordinada adjetiva é aquela que se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adnominal. As orações subordinadas adjetivas classificam-se em: explicativas e restritivas. Explicativas: acrescentam uma qualidade acessória ao antecedente e são separadas da oração principal por vírgulas.
Uma oração é considerada subordinada adverbial quando se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adverbial. São introduzidas pelas conjunções subordinativas e classificadas de acordo com as circunstâncias que exprimem.
A oração principal de uma frase é a parte que contém a informação principal e aquela que se liga a qualquer oração subordinada, ou seja, é completada por uma oração subordinada. Oração principal é aquela que tem sentido sem o complemento (oração subordinada).
Orações Subordinadas Substantivas são orações que exercem papel de substantivo e podem ser encontradas nas frases com funções de sujeito, complemento, objeto, predicado e aposto. Assim, a classificação sintática de uma oração subordinada substantiva depende do contexto.
A oração subordinada substantiva predicativa, que chamaremos apenas oração predicativa, é aquela que funciona como predicativo do sujeito, portanto há sujeito na oração principal. O verbo da oração principal será sempre de ligação. Veja os exemplos: O ideal é / que nos tornemos amigos.
Orações subordinadas reduzidas são orações subordinadas nas quais não há conectivo, e o verbo se encontra numa forma nominal. Podem ser classificados em três tipos, conforme a forma nominal em que se encontra o verbo.
A oração subordinada substantiva objetiva indireta atua como objeto indireto do verbo da oração principal. Vem precedida de preposição. Por Exemplo: Meu pai insiste em meu estudo.
A diferença, portanto, entre ambas as orações é que na oração subordinada substantiva objetiva direta o sujeito está claro, definido, enquanto na oração subordinada subjetiva ele não se encontra.
A oração principal é sempre incompleta, ou seja, alguma função sintática está faltando. As orações subordinadas desempenham a função sintática que falta na principal: objeto direto, indireto, sujeito, predicativo, complemento nominal... Ex.: O rapaz gostava / de que todos olhassem para ele.
Elas podem exercer a função de termos essenciais, integrantes ou acessórios da oração e são classificadas em Orações Subordinadas Substantivas, Orações Subordinadas Adjetivas e Orações Subordinadas Adverbiais.
A classificação em oração subordinada surge quando um determinado período é composto, sendo formado por duas ou mais orações. As orações subordinadas são classificadas em adverbiais, adjetivas e substantivas.
As orações subordinadas são aquelas que exercem uma função sintática em relação à oração principal. ... Este é formado por duas ou mais orações, sendo uma a principal e a outra subordinada porque é dependente sintaticamente dela.
Existem três tipos de orações subordinadas, as quais são classificadas de acordo com a função que exercem: SUBSTANTIVAS, ADJETIVAS E ADVERBIAIS.
DEZ TIPOS DE ORAÇÃO
As orações coordenadas são classificadas em sindéticas e assindéticas. Oração coordenada sindética: são aquelas conectadas por meio de uma conjunção. ... Aditivas: transmitem uma ideia de adição à oração anterior usando conjunções ou locuções (e, nem, também, bem como, não só, tanto).
As orações coordenadas sindéticas são classificadas em cinco tipos: aditivas, adversativas, alternativas, explicativas e conclusivas.
Sempre abrir. As Orações Coordenadas são aquelas que participam de um mesmo período mas que não estabelecem entre si uma relação de dependência sintática. Cada oração é independente uma da outra, já que sua estrutura é formada pelos termos essenciais das orações, que são sujeito e predicado ou apenas predicado.
De acordo com o tipo de conjunção que as introduz, as orações coordenadas sindéticas podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas ou explicativas.
As orações coordenadas sindéticas alternativas são aquelas que expressam pensamentos que se excluem ou se alternam entre si: Ora pega na bochecha, ora na orelha, chorando mais que forçoso. Quer esteja com fome, quer não esteja, você vai comer agora.
Conjunções alternativas são conjunções coordenativas que expressam uma ideia de alternância, de opção.
Oração coordenada é a que se coloca do lado de outra, sem desempenhar função sintática; são sintaticamente independentes. ... - Sindéticas: são orações coordenadas introduzidas por conjunção. Exemplo: Deve ter chovido à noite, pois o chão está molhado.
As orações coordenadas sindéticas aditivas são aquelas que transmitem uma ideia de adição, soma. Os conectivos que coordenam as orações aditivas são: e, nem, não só, mas também, mas ainda, como, assim, etc.