Grego
Italiano
Existem diversas teorias a respeito da origem da língua grega. Uma delas sugere que ela teria se originado a partir da migração dos falantes do proto-grego para a península Grega, o que teria ocorrido entre 2500 e 1700 a.C..
Grego-Macedônio – dialeto usado por heleno-macedônios na Macedónia; Grego-Cipriota – dialeto usado por greco-cipriotas no Chipre; Grego-Cretico – dialeto usado por greco-critas na Creta; Grego-Trácico – dialeto usado por greco-tráciotas na Trácia.
Palavras que vêm do GREGO
São quase 7 mil línguas vivas ao redor do mundo, das quais apenas oito vieram do latim. São 6 912 idiomas falados atualmente no mundo, segundo o compêndio Ethnologue. Desses, apenas oito vieram do latim: italiano, francês, espanhol, catalão, galego, português, provençal e romeno.
O latim é a língua oficial do Vaticano, embora seja uma língua considerada extinta. Há 2 000 anos atrás, o latim era falado por todo Império Romano, que, no seu auge ia de Portugal ao Iraque e da Bretanha ao Norte da África.
Origens. A história do latim, a língua natural dos antigos romanos, remonta a mais de 2700 anos atrás. Sua formação original é obscura. Uma hipótese dá que a língua pode ter nascido na primitiva cidade de Roma e seus arredores, na região do Lácio, na península Itálica.
O latim é uma língua indo-europeia antiga. Surgiu na região do Lácio (próxima a cidade de Roma Antiga) na antiguidade. Tornou-se a língua oficial do Império Romano e, na Idade Média, foi adotada pela Igreja Católica Romana.
O latim começou por ser falado no Lácio, cujo centro era Roma, e foi-se estendendo gradualmente por toda a Itália, destronando as outras línguas itálicas.
Devido ao empoderamento de cada dialeto como uma língua comum, o latim gradualmente se desvaneceu e deu origem às línguas românicas que conhecemos hoje: Português: quando a Península Ibérica foi invadida pelo Império Romano. Ela seria a mistura do latim vulgar e do galego (dialeto do antigo Portugal).