Entretanto, existem diferentes manifestações de Exu, e uma delas é Exu Tiriri, conhecido por sua energia vibrante e intensa. Além disso, ele também é conhecido por sua:
Caso você deseje fazer essa oração em agradecimento ao Senhor Exú Tiriri, basta oferecer uma vela na cor preta ou bicolor preta e vermelha, acendendo-a em uma mata, um jardim ou à beira de um rio.
Mas existe uma mensagem muito associada a ele que inclui lições sobre adaptabilidade, criatividade, agilidade mental e a importância de encontrar soluções inteligentes para os desafios da vida. E uma frase muito importante dessa mensagem é:
Cada falange pode ter um líder espiritual, conhecido como “Exu Chefe de Falange” ou “Exu Rei de Falange,” que supervisiona e orienta os membros dessa categoria.
Seu principal trabalho é lutar contra espíritos malignos cobertos de escuridão ,como os Kiumbas, Eguns e Zombeteiros. Ele é um dos principais Exus que trabalha na linha de frente contra todos os espíritos maus.
Mesmo que Exu Tiriri seja uma figura importante nas religiões afro-brasileiras, é possível encontrar algumas diferenças na representação desta entidade de acordo com a religião.
Por exemplo, Exu Tiriri e Exu Tiriri das almas. Porém, além desses dois temos vários outros, cada um com suas características específicas.
Os Exus Tiriris são de um mistério originado no Trono da Esquerda da Lei e trabalham na vibração de Ogum. Por isso é que esses seres trabalham na irradiação da Lei e da Ordem, atuando na vitalização da ordem e na retidão nos sete sentidos da vida.
Além disso, também temos pontos falados, que são entoados como cânticos ou música com o mesmo propósito do ponto riscado.
Além disso, ele é conhecido por proteger contra energias negativas e é frequentemente invocado em rituais de purificação e defesa espiritual. Contudo, sua lenda enfatiza sua dualidade, sendo um aliado poderoso quando respeitado, mas desafiador quando desrespeitado.
Em uma aldeia assolada pela pobreza e miséria, Exu decidiu descer à Terra como Tiriri Lonan para ajudar essas pessoas. Inicialmente, sua identidade era ocultada por uma máscara e um manto, deixando as pessoas apreensivas.
Esses guardiões atuam, principalmente, quebrando, devolvendo e retornando, ou seja, quebrando demandas e trabalhos energéticos negativos; devolvendo o que é de cada um por direito; e retornando aquilo que foi feito para quem fez.
Por se tratar de uma variação do próprio Exu, as pessoas costumam relacioná-lo com esse orixá, mas Exu Tiriri não é relacionado diretamente a uma divindade. Isso porque ele é a essência de um ser com muitas faces.
Primeiramente, para fazer uma oferenda a qualquer entidade, você precisa entender profundamente as tradições e consultar um líder espiritual, para que possa fazer tudo da maneira correta.
Seja você um adepto às religiões umbanda ou candomblé, ou se é apenas um curioso sobre elas, há um nome em especial muito falado e até mesmo temido por aqueles que não o conhecem. Estamos falando de Exu!
Além das diferentes representações, os Exus também possuem suas ‘falanges’ que é um termo usado para se referir a grupos ou categorias de Exus que compartilham as mesmas características, funções e afinidades espirituais.
Contudo, como ele se trata de uma manifestação específica, Exu Tiriri tem características diferentes e costuma ser representado com roupas coloridas e festivas.
Uma das lendas diz que um jovem chamado Tiriri estava sofrendo com a escassez de sua aldeia, e ao sair para buscar uma solução, encontrou Exu, guardião das encruzilhadas. Então, Tiriri pediu sua ajuda e ganhou conhecimento para trazer chuva às suas terras.
Tiriri Lonan ensinou solidariedade, união e práticas agrícolas, trazendo prosperidade e saúde de volta para a aldeia. Contudo, ele sempre fazia questão de lembrar às pessoas que não era um deus, mas um mensageiro divino, e enfatizava que a verdadeira mudança dependia da continuação desses valores.
Para os trabalhos, o Senhor Tiriri se utiliza de bebidas fortes, como whisky ou qualquer bebida de boa qualidade. Aqui é válido lembrar que a entidade se utiliza da vibração desse elemento para limpar e descarregar o consulente, jamais para embebedar-se ou embebedar o médium que está com ele.
Sendo assim, dentre os Exus há as falanges – ou seja, um grupo desses guias –, que trabalham em uma determinada força ou vibração, e então são denominados de acordo com sua falange. Temos, portanto, os Exus Caveiras, Exus Tranca-Ruas, Exus Tiriris, entre outros.
A lenda de Exu Tiriri das Almas não é uma história única e universal, mas sim uma parte da tradição e das crenças transmitidas pelas gerações. Por isso, dependendo da região, é possível encontrar algumas diferenças nessa lenda.