Para que as etapas de construção do conhecimento ocorra, é importante a estimulação através dos jogos e brincadeiras, pois a criança sente prazer em brincar. Por meio deles a criança passa a conhecer a si mesma e os papéis de outras pessoas na sociedade.
A ludicidade e a psicomotricidade são esferas que tem conquistado espaço, principalmente na educação infantil, por serem o jogo, a brincadeira e o brinquedo dados essenciais da infância. O uso destes permite um trabalho pedagógico que possibilita a construção do conhecimento e do amadurecimento infantil.
Por meio de uma aula lúdica, o aluno é estimulado a desenvolver sua criatividade e não a produtividade, sendo sujeito do processo pedagógico. ... Por meio da brincadeira o aluno desperta o desejo do saber, a vontade de participar e a alegria da conquista.
O professor deve provocar o aluno a pensar, criar situações para interação, solicitar que ele acompanhe a construção do conhecimento com uma aula lúdica, porém o mais próxima possível da sua realidade, porque assim ficará mais fácil para este estudante identificar, investigar e resolver o problema.
As únicas limitações encontradas foram como já mencionadas anteriormente, a dificuldade da professora repassar conhecimentos em língua inglesa e o pouco tempo para repassar os conteúdos e desenvolver as atividades, isto porque o aluno com necessidades especiais precisam de mais tempo para aprender.
10 principais desafios dos professores
Os 3 principais desafios dos professores com a Geração Z
Portanto confira alguns dos principais desafios da inclusão escolar no cotidiano da escola regular.