Qual A Funço Dos Meristemas Primrios?

Qual a funço dos meristemas primrios

Sabemos que todo vegetal precisa crescer em comprimento e em espessura para se desenvolver. O crescimento em comprimento da planta é chamado crescimento primário e depende em parte da atividade dos meristemas ou gemas apicais.

No caule está localizado fora e dentro do procâmbio. Os tecidos internos formarão a medula e o externo o córtex primário.Na raiz, está entre a protoderme e o procâmbio. Os tecidos originários constituem o córtex radical.

Caracteristicas

Na fase embrionária, todas as células são meristemáticas primárias. À medida que a planta se desenvolve, esses meristemas se localizam apenas em certos locais do corpo vegetal. As células dos meristemas primários situam-se nas gemas (brotos) apicais e laterais do caule e na região subapical da raiz, logo acima da parte que protege a raiz chamada coifa.

Ocorre logo abaixo da zona central. As células são vacuoladas e configuradas em colunas. Eles compõem a medula do meristema e são os que dão origem à maior quantidade de tecidos-tronco.

Histologia

<strong><u>Histologia</u></strong>

Está localizado abaixo da túnica. É formado por várias camadas de células (L 3 ). Eles são divididos nas direções anticlinal e periclina (paralelas à superfície).

Isso quer dizer que durante o processo que permite a formação de células diferentes a partir dos meristemas primários (diferenciação), algumas células permanecem num estágio semidiferenciado. Com isso, elas podem voltar a ser meristemáticas, ocorrendo então, a desdiferenciação. Quando isso acontece, o meristema formado denomina-se secundário.

Blog do Enem - Dicas e conteúdos gratuitos sobre Enem, Fies, Prouni, Sisu, Pronatec e Vestibular.

Apesar de os meristemas serem chamados também de tecidos embrionários, eles não são encontrados apenas nos embriões dos vegetais. Podemos encontrar meristemas primários nas extremidades de caules e raízes.

Os tecidos vegetais  podem ser divididos em meristemas e tecidos permanentes. Os meristemas são os tecidos vegetais responsáveis pelo crescimento das plantas. Já os tecidos permanetes são tecidos diferenciados e já especializados em determinadas funções dos vegetais.

Veja agora

Veja agora

Como exemplos de meristemas secundários podemos citar o câmbio interfascicular e o felogênio. O câmbio é o tecido responsável pela formação dos vasos condutores da seiva, o xilema e o floema. O felogênio é o tecido que origina o súber (tecido de revestimento) e o feloderma (tecido de preenchimento).

» ALVES, Camilo et al. A cultura de tecidos na agricultura. I Jornada Científica e VI FIPA do Centro Federal de Educação Tecnológica de Bambuí–CEFET-Bambuí, 2008.

A região do caule de onde partem as folhas e as gemas axilares é denominada de nó. Nós sucessivos são formados inicialmente muito próximos entre si. Gradualmente, ocorre alongamento das células entre dois nós consecutivos, que ficam separados por uma região caulinar denominada entrenó.

Funções

A partir das gemas existentes em um broto novo, é possível realizar uma clonagem através da cultura de meristemas. As mudinhas de plantas oriundas desse processo de clonagem em laboratório apresentam as mesmas características que a planta original.

A zona de alongamento ou lisa, onde as células formadas na zona meristemática passam por um processo de alongamento que é o principal responsável pelo crescimento em comprimento da raiz. Também encontra-se a zona pilífera (região de pelos absorventes) e a zona de ramificação, onde surgem as raízes laterais.

Tópicos deste artigo

Os Meristemas Secundários são os tecidos relacionados com o crescimento transversal do vegetal.  Esse tipo de crescimento ocorre basicamente em gimnospermas e angiospermas dicotiledôneas. As células dos meristemas secundários surgem a partir de desdiferenciação (células de tecidos adultos readquirem a alta capacidade de divisão).

Da mesma forma, em alguns casos, as células já diferenciadas do corpo da planta podem ser divididas novamente. Isso pode ocorrer quando algum dano é gerado na planta ou por controle endógeno.

É constituído por células que são alongadas e altamente vacuoladas. Essas células têm uma baixa taxa de divisão em comparação com outras áreas do tronco promery. Eles são pluripotentes e, portanto, têm a capacidade de originar qualquer tecido.

Características do meristema

As células meristemáticas formam os tecidos permanentes das plantas, cujas células não vão mais se dividir. Por isso, todos os tipos de células que fazem parte de uma planta tiveram origem dos tecidos meristemáticos.

O Blog do Enem tem Apostilas Enem Gratuitas, Notas de Corte no Sisu, Critérios para Financiamentos pelo Fies, para Bolsas de Estudo pelo Prouni e pelo Pronatec, e ainda traz Dicas sobre o que mais cai nas provas e na Redação do Enem e no Vestibular.

Os Meristemas são tecidos embrionários formadores das diversas partes da planta, esses tecidos têm células indiferenciadas, ou seja, capazes de realizar sucessivas divisões mitóticas e, com isso, formar os diferentes tecidos adultos da planta. Por meio desse processo, os tecidos meristemáticos permitem o crescimento vegetal em comprimento e espessura.

Quais são os dois tipos de meristemas?

Os meristemas são tecidos vegetais das raízes e dos caules cujas células se dividem continuamente. Existem dois tipos principais de meristemas, os meristemas apicais e os meristemas laterais.

O que são meristemas cite a localização de dois tipos?

Os meristemas são tecidos com alta capacidade de divisão formados por células ainda indiferenciadas. ... Podemos classificar os meristemas, de acordo com a sua posição no corpo de uma planta, em: apicais, intercalares e laterais. Chamamos de meristemas apicais aqueles localizados nas regiões do ápice radicular e caulinar.

Onde os meristemas podem ser encontrados na planta?

Os meristemas podem ser classificados de diferentes formas, sendo uma delas baseada na sua posição no corpo da planta. Segundo essa classificação, eles podem ser apicais e laterais. Meristemas apicais: são aqueles encontrados na ponta da raiz e na ponta do caule e de suas ramificações.

Que tipos de tecidos podem ser encontrados nas plantas?

Esse sistema é formado por três tipos de tecidos fundamentais: o parênquima, o colênquima e o esclerênquima. Por último temos o sistema vascular do vegetal que garante a condução de substâncias pelo corpo da planta. Dois tipos de tecido fazem parte dele: o xilema e o floema.

Qual a composição do meristema apical?

O meristema apical no sentido amplo é constituído pelo promeristema e a região que se segue, onde podem ser distinguidos a protoderme, o meristema fundamental e o procâmbio. * Nas folhas, o crescimento apical cessa nos estágios iniciais do desenvolvimento do órgão.

O que são Protoderma meristema fundamental é Procâmbio?

2.

Qual a função do Procâmbio?

Procâmbio – este é o meristema que origina os tecidos vasculares do sistema vascular primário, ou seja, de onde surge o xilema e o floema. O xilema nas plantas vasculares tem a função de transportar seiva bruta nos vasos presentes nestas plantas vasculares.

Quando o câmbio entra em atividade que estruturas ele produz e qual a posição delas na planta?

A atividade do câmbio vascular origina-se os tecidos vasculares tido como secundários, ou seja, o xilema secundário e o floema secundário. ... A atividade do câmbio garante a produção de elementos do xilema e floema secundários ao mesmo tempo que o crescimento em espessura da planta.

O que é acúleos e qual sua função?

Os acúleos tendem a sair facilmente, enquanto os espinhos são de difícil remoção. Tanto espinhos quanto acúleos estão relacionados com a função de defesa de uma planta, evitando que ela sofra herbivoria. Além da função de proteção, os espinhos podem ajudar contra a perda excessiva de água, como é o caso das Cactaceae.