EQST

Qual A Funço Dos Censores?

Qual é a função dos censores?

Os Censores eram os que realizavam o censo da população, sua contagem e classificação de acordo com a renda, acumulando ainda a função de fiscalizadores do cumprimento dos costumes romanos. O Questor era o responsável pela arrecadação de impostos e pela administração do tesouro público.

Qual era o papel da Assembleia em Roma?

A assembléia era uma das principais instituições do período conhecido como "República" da Roma Antiga, assim como as Magistraturas e o Senado. Ela decidia sobre declarações de guerra e votava as leis.

Quem eram os cidadãos na Roma antiga?

A cidadania romana era atribuída somente aos homens livres (nem todos os homens livres eram considerados cidadãos). Os cidadãos tinham o Direito: a ser sujeito de Direito privado (jus civile); ao acesso aos cargos públicos e às magistraturas; à participação das assembleias políticas; e às vantagens fiscais.

Quem eram considerados cidadãos na República Romana?

A cidadania romana era atribuída somente aos homens livres, mas nem todos os homens livres eram considerados cidadãos. Em Roma existiam três classes sociais: os patrícios (descendentes dos fundadores), os plebeus (descendentes dos estrangeiros) e os escravos (prisioneiros de guerra e os que não saldavam suas dívidas).

Qual era o órgão central da estrutura de poder republicano de Roma?

O Senado. O Senado romano era um conselho político formado apenas por patrícios, sendo o cargo de senador vitalício. Eles eram a autoridade máxima do governo republicano, que, através dos magistrados, exerciam o controle sobre o governo e a política, tanto interna quanto externa.

Quais foram as características da república romana?

A República Romana foi um período da história da civilização romana que durou 500 anos, de 509 a.C. a 27 a.C. quando foi governada por senadores e magistrados. Durante este tempo, Roma organizou suas instituições e realizou importantes conquistas militares que lhe garantiram o domínio do Mar Mediterrâneo.

O que marcou o início do Império Romano?

O maior império da história começou por volta do século 8 a.C., na região do rio Tibre, a partir de pequenos assentamentos latinos que, sob influência de povos vizinhos, se tornaram cidades, dando início a um regime monárquico.

Quais as principais características das instituições políticas do período republicano em Roma?

Era a principal instituição política da República Romana. Os senadores eram os responsáveis pela elaboração de projetos de lei. ... O Consulado era composto por dois cônsules escolhidos pelo Senado. - Pretores: eram os responsáveis pelo sistema judiciário da República.

Quais as principais características das instituições políticas do período republicano?

A República Romana foi marcada, ironicamente, pela exclusão de boa parte da população das decisões políticas nacionais, embora houvesse um tribuno voltado para os plebes e uma série de leis que protegiam os mais pobres.

Quais as principais características das instituições políticas?

Resposta. As políticas institucionais eram caracterizadas por interesses restritos aos indivíduos que detinham maior poder aquisitivo e que partilham das decisões organizações da localidade. Em outras palavras, a elite beneficiava somente os interesses da elite.

Quais as principais características das instituições?

As principais características das instituições sociais são: liberdade de atuação; suprem necessidades das pessoas; cada uma cumpre a sua função social (razão de existir).

São características das instituições sociais?

Características das Instituições Sociais

  • São algo estrutural para a sociedade.
  • Têm função duradoura.
  • Procuram dar conta das carências sociais.
  • Seguem normas e valores.
  • Guiam a conduta dos indivíduos.
  • Há coesão entre elas.