As funções são de reserva energética, de isolante térmico e de proteção contra choques dos órgãos vitais. Ele forma o panículo adiposo, que é uma camada isolante que se localiza abaixo da derme da pele.
O tecido adiposo é um tecido que tem origem na mesoderme do embrião. Ele é caracterizado por ser uma variedade do tecido conjuntivo em que predomina a existência de adipócitos, células adiposas capazes de acumular lipídios. Esse tecido se localiza principalmente na hipoderme, região localizada logo abaixo da pele.
Composto por gordura; que contém gordura; diz-se do tecido formado por gordura; gorduroso: tecido adiposo.
A impressão de estar endurecida acontece por que ela está abaixo de uma camada de resistentes músculos. Mas caso a barriga seja mole ao toque, a gordura está localizada mais próxima a pele e é chamada de gordura subcutânea ou localizada. Esse é também o tipo de gordura que se acumula no bumbum e no culote, por exemplo.
A boa notícia é que existem maneiras naturais de reajustar os níveis de hormônios. Reduzir a ingestão de açúcar, eliminar alimentos processados de dieta (emagreça com o Tecnonutri) e evitar laticínios, álcool e cafeína podem ajudar a redefinir os níveis de açúcar no sangue e a insulina.
E para se livrar da barriga dura não há outra saída: é preciso queimá-la, ou seja, praticar atividade física. "Correr, caminhar, nadar. Temos que nos mexer ao máximo, até esgotar esse excesso. Além disso, ter sono de qualidade e alimentação saudável".
No caso da barriga inchada e dura, é possível que esse paciente esteja sofrendo de gases. Essa condição faz com que um certo acúmulo de gases provenientes da digestão escape do intestino e fique no abdômen, causando inchaço abdominal, desconforto na região e até mesmo flatulência.
“Para reduzir o acúmulo e excesso de gordura abdominal são necessários: uma alimentação equilibrada, com cereais integrais, frutas e vegetais distribuídos ao longo do dia; consumo de fibras como aveia, linhaça, chia nas preparações; ingestão de água, boa noite de sono e prática de exercícios físicos frequentes”, resume ...
Os barulhos na barriga são normais principalmente após uma refeição, pois os paredes do intestino contraem para facilitar a passagem do alimento e favorecer a digestão. Esses barulhos podem aparecer enquanto a pessoa está acordada ou até mesmo durante o sono, além de poderem ser ou não escutados.
15 alimentos e bebidas que provocam inchaço na barriga
O que não comer para evitar o inchaço abdominal
Apesar de não haver evidência científica em relação ao tratamento dos gases e inchaço abdominal com chás, há alguns que podem auxiliar nos sintomas:
Algumas excelentes estratégias para eliminar os gases presos são:
Alimentos que ajudam a eliminar gases
Além disso, outras dicas que ajudam a diminuir a produção de gases são evitar beber líquidos durantes as refeições, comer devagar, mastigar bem e fazer atividade física regularmente, pois são dicas que aceleram a digestão e melhoram o trânsito intestinal, reduzindo a produção de gases pelas bactérias.
O gases intestinais são produzidos principalmente após metabolização de carboidratos, gorduras e proteínas ingeridas nos alimentos. No caso dos gases no estômago, a origem principal é o ar engolido durante as refeições. Nós não reparamos, mas durante as refeições engolimos volumes enormes de ar.
Comer alimentos de difícil digestão Repolho, brócolis, couve-flor, milho, leite; Grão de bico, ervilhas, lentilha, batata; Feijão, batata doce, iogurte, ovos, farelo de trigo; Bebidas com gás, cerveja, cebola, aspargos.
7 melhores remédios caseiros para excesso de gases
Melhores chás para combater gases intestinais