O músculo mentual, que também pode ser chamado de músculo mentoniano, é um par de músculos faciais em formato de cone localizados no queixo. Pertence ao grupo de músculos bucolabiais da expressão facial, juntamente com os músculos levantador do lábio superior e da asa nasal, levantador do lábio superior, levantador do ângulo da boca, zigomático maior, zigomático menor, risório, depressor do lábio inferior, depressor do ângulo da boca, orbicular da boca, incisivos superior e inferior e bucinador.
A localização específica dos músculos faciais permite a realização dos diversos movimentos do rosto, que é conhecida como mímica facial. É por isso que esses músculos também são conhecidos como músculos da expressão facial.
Ele retrai o lábio inferior. Na região do mento (queixo), temos o músculo mentual. Ele provoca enrugamento da pele do queixo e protrai o lábio inferior. Na prática, a ação desse músculo é vista quando alguém faz “beicinho”.
Os músculos mentuais localizam-se na mandíbula, um de cada lado do frênulo do lábio inferior. A parte superolateral de cada músculo é coberta pelo músculo depressor do lábio inferior, enquanto o restante dos ventres musculares do mentual são subcutâneos.
O prócero é um pequeno músculo piramidal que ocupa a região da glabela, encontrada entre as sobrancelhas. Ele se origina do osso nasal e da parte superior das cartilagens nasais laterais e se estende superiormente para se inserir na pele sobre a glabela e na extremidade medial das sobrancelhas.
Assim como os outros músculos do grupo bucolabial, a função do orbicular da boca é controlar o formato e o movimento dos lábios. Ele fecha, realiza a protrusão e comprime os lábios. Fazendo estas ações o orbicular da boca facilita a fala e ajuda na produção de várias expressões faciais, como raiva, tristeza e outras.
A função desse músculo envolve a compressão da abertura nasal com sua parte transversa e a dilatação das narinas com sua parte alar. Essas ações são importantes na criação de certas expressões faciais como de raiva, mas também permitem a respiração profunda.
Alguns deles requerem o seu consentimento. Clique em uma categoria de cookies para ativá-la ou desativá-la. Para beneficiar de todos os recursos, é recomendado manter as diferentes categorias de cookies ativadas.
O prócero age na sua inserção superior para deprimir as extremidades mediais das sobrancelhas e enrrugar a pele sobre a glabela. Isso cria uma expressão facial de franzir a testa que demonstra emoções de raiva ou tristeza, ou a expressão que fazemos quando uma luz muito forte entra nos nossos olhos.
A razão por trás disso é que os ramos motores dos músculos da fronte derivam dos núcleos faciais dos dois lados (ipsilateral e contralateral). Em ambos os tipos de paralisia do nervo facial, a fala, a mastigação e a expressão facial são severamente limitados. Dependendo da localização da lesão, os pacientes afetados sofrem de distúrbios adicionais de secreção de lágrima e saliva, da audição e do paladar.
O levantador do lábio superior e da asa do nariz é um delicado músculo em formato de faixa encontrado em ambos os lados do nariz. Ele se origina da parte superior do processo frontal da maxila e passa inferolateralmente, se inserindo no pericôndrio e na pele sobre a cartilagem alar maior do nariz. Algumas de suas fibras passam pela parte lateral do lábio superior e se fundem com as fibras do levantador do lábio superior e orbicular da boca.
A função do levantador do lábio superior e da asa do nariz é elevar e everter o lábio superior, bem como elevar, aprofundar e aumentar a curvatura do sulco nasolabial.
A função do bucinador é comprimir a bochecha contra os dentes molares e contribuir para manter o bolo alimentar centralizado na cavidade oral, prevenindo que ele escape pelo vestíbulo da boca. Além disso, o bucinador é importante no ato de soprar e é ele que permite que os instrumentos musicais de sopro sejam tocados.
O zigomático menor age em harmonia com os outros músculos que tracionam o lábio superior para elevá-lo e evertê-lo, contribuindo assim para uma variedade de expressões faciais como sorrir ou fazer caretas.
O corrugador do supercílio é inervado pelos ramos temporais do nervo facial (NC VII) e vascularizado pelo ramo oftálmico da artéria carótida interna e pelo ramo temporal superficial da artéria carótida externa,
O músculo zigomático maior é um músculo da boca. Se estende do osso zigomático até o ângulo da boca. Na contração, puxa o ângulo da boca súpero-lateralmente, dando a expressão facial de alegria, sorriso.
A inervação do depressor do lábio inferior é feita pelo ramo mandibular do nervo facial (NC VII). Sua vascularização vem do ramo labial inferior da artéria facial e do ramo mentual da artéria alveolar inferior.
Os músculos do grupo nasal incluem o nasal e o prócero. Eles estão envolvidos principalmente na criação de expressões faciais, mas também contribuem com a respiração.
Ao contrário dos outros músculos esqueléticos, os músculos faciais não são revestidos por uma fáscia (exceto o músculo bucinador). Os músculos faciais estão posicionados ao redor das aberturas da face (boca, olho, nariz e orelha), ou se estendem ao longo do crânio e pescoço. Sendo assim, eles são classificados nos seguintes grupos:
A inervação do depressor do lábio inferior é feita pelo ramo mandibular do nervo facial (NC VII). Sua vascularização vem do ramo labial inferior da artéria facial e do ramo mentual da artéria alveolar inferior.