A porta serial é considerada uma das conexões externas mais básicas para um computador. ... As portas seriais, também chamadas de portas de comunicação (COM), são bidirecionais, ou seja, permitem que cada dispositivo receba e envie dados.
Uma porta paralela LPT e seu conector correspondente possuem 25 pinos e são denominados DB-25 ou conector D do tipo D de 25 pinos. Os pinos estão expostos no plugue. Eles se conectam a 25 orifícios na porta paralela.
Ligando todos os pinos o valor é 255, enquanto que todos desligados o valor enviado é 0. Normalmente o endereço da porta LPT1 é 378, da porta LPT2 geralmente o endereço é 278 e LPT3 quase sempre tem o endereço 3BC, obviamente que depende de como o hardware está configurado.
O conector PCI substituiu o conector ISA . Algumas placas-mãe têm ambos. Uma porta serial pode ser a bordo de uma placa-mãe ou em uma placa de expansão PCI ou ISA . A conexão porta serial compreende uma montagem de nove pinos D -sub.
O Cabo RS232 é um módulo eletrônico que possui a capacidade de converter sinais USB em sinais serial RS232 para facilitar a comunicação entre computadores e dispositivos periféricos.