A energia elétrica pode ser produzida através de diferentes fontes, porém no Brasil, ela na maioria das vezes vem das usinas hidrelétricas, que utilizam as quedas d'água dos rios para gerar eletricidade.
Para saber o consumo em Amperes (A), divida a potência dada em Watts (W) pela Tensão utilizada em Volts (V). Logo a carga do projeto é de 2,8A que é equivalente à 33,6W.
Corrente ou Amperagem É o fluxo de elétrons em um condutor, medida em Ampères (A). Por exemplo, quando aumentamos a tensão, poderemos fazer com que mais energia possa fluir, mantendo a mesma corrente.
Uma regra simples consiste em se levar em conta que para cada 100 W de potência de áudio RMS são necessários 14,5 ampères de corrente. 1 - A potência RMS é medida injetando uma onda senoidal no amplificador sob carga nominal (Z).
Começaremos assim com o cálculo prático: Sendo assim o mínimo recomendado para o funcionamento correto do módulo a 12,6V é de 80 Amperes. Adicionando os 30% do sistema do carro, a bateria ideal teria que fornecer um total de 104 Amperes.
São 3 cálculos que devem ser feitos: POTÊNCIA é a multiplicação da CORRENTE com a TENSÃO, ou seja, uma bateria com 2000 Watts RMS de potência e a tensão de 12,6 volts, geralmente o padrão da bateria, temos: 2000/12,6 que resulta em 158 A (ampères).
O ideal é 400 amperes ou mais de bateria.