Tenha em mente que a somativa tem o objetivo de quantificar para obter resultados finais e a diagnóstica e formativa tem caráter qualitativo, relacionadas a qualidade do processo.
Nessa acepção, a avaliação diagnóstica tem o objetivo de auxiliar no delineamento de pontos de partida de processos de ensino. ... Assim dimensionada, a avaliação diagnóstica (formativa) tem a função de orientar o ensino, o (re)planejamento do trabalho desenvolvido em sala de aula, com foco na aprendizagem do aluno.
Ou seja, a avaliação diagnóstica coloca em evidência os aspectos fortes e fracos de cada aluno, sendo capaz de precisar o ponto adequado de entrada em uma seqüência da aprendizagem, o que permite a partir daí determinar o modo de ensino mais adequado.
É com a avaliação formativa que o aluno toma conhecimento dos seus erros e acertos e encontra estimulo para continuar os estudos de forma sistemática. ... Para Bloom (1983), a avaliação somativa "objetiva avaliar de maneira geral o grau em que os resultados mais amplos têm sido alcançados ao longo e final de um curso".
A avaliação escolar é tida como uma forma de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno. Ou seja, sua função é verificar o quanto do conteúdo ensinado foi absorvido pelos alunos, bem como aferir se eles estão conseguindo acompanhar a programação curricular.
Avaliar significa atribuir valor, valorar, reconhecer, apreciar. Avaliar a educação implica não apenas em descrever e mensurar a qualidade dos processos de ensino-aprendizagem, como também dos mecanismos de gestão e da formação de educadores.
Ao avaliar um aluno, é possível verificar o que os alunos conhecem sobre um determinado conteúdo, orientando o professor de forma que possa planejar as atividades de acordo com as dificuldades dos alunos. Tal procedimento favorece o avanço de cada um deles durante o ano letivo.
"A finalidade principal da avaliação é a regulação" tanto das dificul- dades e dos erros dos alunos quanto do processo de ensino. das dificuldades dos alunos? ... (Frase dita por um professor de matemática para um aluno).
Como o nome sugere, a avaliação classificatória possui como uma de suas principais características a função de classificar os alunos tendo como base a verificação das informações assimiladas a partir de um conteúdo de estudos previamente estabelecido.
2. Diversificação dos instrumentos de avaliação de aprendizagem é importante
Na EAD, devido às questões de distância, o professor deve perceber que a avaliação independe de utilizar ou não técnicas formais, quando distribui tarefas, define as normas para sua execução, estabelece o assunto a ser pesquisado, aprova ou não o trabalho.
A avaliação em educação a distância deve considerar o desempenho dos alunos, a eficiência e eficácia dos cursos e requer uma mudança de comportamento de ambos, de modo que se adaptem a essa nova modalidade educacional que objetiva a democratização da oferta de ensino em todos nos níveis de escolaridade.
Como é uma prova EAD? Uma prova EAD funciona de maneira semelhante a uma prova convencional, podendo ser de múltipla escola, discursiva ou uma mistura de ambas. Ela também vale nota e normalmente serve como critério para que o aluno possa ser aprovado em um curso a distância.
Uma das maneiras de fazer isso em uma avaliação on-line é analisar a participação deles. Observe fatores como o seu modo de interagir — por exemplo, envio de mensagens para tirar dúvidas, comentários durante discussões em fóruns on-line, tempo de permanência na plataforma, uso de recursos variados.