A primeira competência da Matriz de Referência do Enem avalia o domínio que os participantes desse exame apresentam em seus textos quanto à modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
A competência 1 da redação do Enem exige do participante demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Essa primeira habilidade diz respeito, entre outras coisas, ao uso correto da crase, concordância nominal e verbal, regência do verbo, colocação pronominal e pontuação.
A competência 2 da Redação do Enem avalia a compreensão da proposta de redação e o atendimento ao tema e ao tipo de texto, o dissertativo-argumentativo.
A Competência III avalia a articu- lação entre informações, fatos e opiniões, ou seja, avalia o projeto de texto do participante, e essa articulação considera o texto como um todo, o que inclui, necessariamente, a proposta de intervenção.
A prova do Enem fornece cinco notas, uma para cada área de conhecimento – Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática – e mais uma para a redação. Para o cálculo das notas das quatro áreas é usada a metodologia TRI. A nota de redação segue o sistema tradicional: a nota varia de 0 a 1000.
Redação no Enem: critérios de avaliação
Confira o passo a passo para fazer uma boa prova de Redação!
A avaliação de uma redação não deve ser apenas uma forma de criticar o que o aluno escreveu e a forma como o fez. O professor não deve apenas destacar erros e falhas, mas também elogiar os pontos fortes do texto. Acima de tudo, a crítica precisa ser construtiva e específica.
É importante que o texto não seja memorizado pelo aluno, apenas conhecido. Explique que você vai reler esse texto e em seguida, eles vão reproduzir por escrito a história. Depois da leitura, converse sobre o enredo para que as crianças se familiarizem ao máximo com a história.
6a Questão Quando se avalia um texto, temos de levar em conta, principalmente: a produção escrita como um todo, principalmente, a correção gramatical a gramaticalidade de todos os parágrafos do texto a produção gramatical do aluno independentemente do sentido a produção de sentidos obedecendo à estrutura adequada ...
Cada criança lê e numera as palavras ditadas pela professora. Coloque de 8 a 10 palavras. Peça que numerem pelo menos 5 palavras. Procure colocar palavras que se iniciem com as mesmas letras.
No caso da formação de leitores, quatro critérios possíveis seriam:
Discuta com os alunos buscando a atenção deles para a idéia principal do texto, bem como seus desdobramentos. Tal estratégia encoraja os alunos a ler nas entrelinhas, deduzindo o sentido das expressões desconhecidas, e relacionar várias partes do texto; O professor deve ter como foco principal a compreensão.
O aluno pré-silábico dita os nomes a serem escritos e o aluno em hipótese silábica escreve. Assim começa o primeiro conflito para os alunos do primeiro nível, que ainda não associam a escrita à fala. ... Cada dupla escreve pelo menos cinco nomes. Essa atividade pode ser feita toda semana, com a escrita de outras listas.