Pintura
Outras principais características de Portinari são as cores, muitas cores, porém não muito chamativas. Portinari conseguia pintar as emoções, suas obras, de alguma maneira, conseguem fazer o observador sentir e entrar no mundo daquelas pessoas que estão sendo representadas.
O trabalho de Brecheret combina técnicas de esculturas Europeu modernista com referências a seu país de origem através das características físicas de suas formas humanas e motivos visuais extraídos da arte brasileira arte. Muitos de seus temas são os números do Bíblia ou da mitologia clássica.
Na década de 1920, graças principalmente às obras de Vítor Brecheret, a escultura brasileira ganhou um aspecto mais moderno. As obras desse artista afastaram-se da imitação de um modelo real e ganharam a expressão por meio de volumes geometrizados, delimitados por linhas sintéticas e de poucos detalhes.
Farnese, Itália
17 de dezembro de 1955
No ano de 1912, ingressou no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo para aprender desenho e modelagem, bem como técnicas de entalhe em gesso e mármore. No ano seguinte (1913), Brecheret se muda para Roma, onde irá permanecer por seis anos estudando escultura.
Modernismo no Brasil: Primeira geração: 1922-1930. Segunda geração: 1930-1945. Terceira geração ou pós-modernismo: 1945-1978.
Considerada a terceira das artes clássicas, a escultura é a técnica de representar objetos e seres através da reprodução de formas. Utiliza-se de materiais como gesso, pedra, madeira, resinas sintéticas, aço, ferro, mármore e das seguintes técnicas: cinzelação, fundição, moldagem ou a aglomeração de partículas.
Nesse período, a escultura também foi bastante associada a ritos de magia e à religião. Na Idade Mesolítica não há indícios dessa forma de arte....A escultura nos diversos estilos artísticos
Segure o martelo com a mão dominante e o cinzel com a outra mão.
Mármore, pedra calcárea, granito e pedra sabão são tipos de matérias-primas utilizadas na confecção de esculturas a partir da técnica do cinzelamento. Uma das técnicas usadas na fabricação de esculturas em bronze, utilizada desde tempos antigos, é a da "cera perdida".
A cinzelação É o processo de escultura em pedra para alcançar a formação de objetos em três dimensões.
Predominam as linhas retas, modeladas basicamente por cubos e cilindros, dada a geometrização das formas e volumes. Essa técnica que renuncia à perspectiva, assim como ao "claro-escuro", causa uma sensação de pintura escultórica.