1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural).
Pronomes Indefinidos: Eles acompanham ou substituem o substantivo de maneira vaga, indefinida, são eles: Algum, alguma, nenhum, nenhuma, todas, todos, alguém, ninguém, muito, poucos, qualquer, tudo, nada: O filme começaria à tarde, mas ninguém comprou os ingressos.
Pronome pessoal oblíquo, "lhe" funciona como objeto indireto (complemento de verbo ligado por preposição). É equivalente a "a ele", "a ela", "a você", "ao senhor" : "Obedecemos aos nossos pais."
Resposta. O pronome estará ligado sempre ao verbo transitivo indireto, isto é, um verbo que pede preposição; uma superdica de português é substituir o pronome LHE por “A ELE”, sempre que isso for possível, tal pronome fará a função de objeto indireto.
me, te, se, lhe, nos, vos, lhes podem exercer a função sintática de objeto indireto encabeçado pela preposição a, ou seja, podem complementar o sentido de um verbo transitivo indireto (VTI) que exija a prep. a. Esta, porém, desaparece quando o objeto indireto for um pronome oblíquo átono.
Na frase dada - “esta lhe deu cem mil contos” - o termo em destaque “lhe” assume a função de OBJETO INDIRETO da forma verbal “deu”, que é um verbo transitivo direto e indireto. A alternativa que deve ser assinalada é, portanto, a letra C - objeto indireto. objeto indireto – substantivo.
O verbo dar é um verbo irregular, apresentando alterações no seu radical quando conjugado. Isso acontece, por exemplo, nas conjugações do subjuntivo (que eles deem, se eles dessem, quando eles derem,...). A forma verbal deem deverá ser escrita sem acento circunflexo, segundo as regras do atual Acordo Ortográfico.
Quais os tipos de pronome presentes no período: Você sabe que te admiro. "? 1-Apenas pronome de tratamento. 2-pronome do caso reto e pronome possessivo.
Pronomes adjetivos são aqueles que modificam os substantivos que acompanham, tal como fazem os adjetivos. Desta forma, esse tipo de pronome concorda em gênero e número com os substantivos. Exemplo 1: Os pensamentos voam como o vento.
O sujeito é um dos termos essenciais da oração e, normalmente, está localizado antes do predicado. Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo.