Todos os Elementos Químicos
Define-se elemento químico como um conjunto de átomos que apresentam no interior do seu núcleo a mesma quantidade de prótons, ou seja, átomos com o mesmo número atômico (característica representada pela letra Z). Os elementos químicos podem ser chamados ainda de substâncias simples.
Fora da tabela periódica, a IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) determina que os elementos químicos devem ser representados escrevendo-se o símbolo no centro, o número atômico (Z) na parte inferior esquerda e o número de massa (A – soma dos prótons e dos nêutrons no núcleo atômico) na parte superior ...
Quando dois elementos químicos começam pela mesma letra, aquele que foi incluído em último lugar, acrescenta mais uma letra. Ex. O Carbono e o Cobre, em latim diz-se Carbon e Cuprum, começam ambos pela mesma letra "C".
Assim, na Tabela Periódica, apresentada em ordem crescente de número atômico, é exatamente esse número que identifica e diferencia os elementos químicos uns dos outros. Assim, o número atômico 11 identifica os átomos de sódio e o número atômico 17 identifica os átomos de cloro.
Resposta. Os elementos na tabela estão arranjados horizontalmente, em seqüência numérica, de acordo com seus números atômicos, e se organizam através dos períodos e famílias.
Os elementos químicos são formados por conjuntos de átomos que possuem o mesmo número atômico ou número de prótons. Podemos definir um elemento químico como sendo o conjunto de átomos com mesmo número atômico, ou seja, com a mesma quantidade de prótons no núcleo.
Logo, temos 9 substâncias diferentes. O átomo é a menor parte que conserva as propriedades de um elemento químico. Portanto, se temos na imagem de bolinhas (que representam átomos) das cores laranja, branca, azul, preta GRANDE e pequena, logo temos 5 elementos diferentes.
Substâncias Compostas (ou Compostos Químicos): são formadas por átomos (ou íons) de elementos químicos diferentes. Esses podem ser decompostos em outras substâncias simples ou compostas.
Você resolverá da mesma forma: se uma molécula de água tem dois átomos de hidrogênio, um mol de moléculas têm (1 x 2) 2 mol (ou 12,04 x 10²³) de átomos de hidrogênio. Se cada molécula de água tem um átomo de oxigênio, um mol de moléculas de água têm (1 x 1) 1 mol (ou 6,02 x 10 ²³) de átomos de oxigênio.
Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons. Obs.: Como o número de elétrons é igual ao número de prótons, esse átomo apresenta 18 elétrons.
Número Atômico e Número de Massa Note que a partir dessa expressão, pode-se calcular também: Número de prótons: Z = A - n ou P = A - n. Número de nêutrons: n = A - Z.
8
Configurações eletrônicas e a tabela periódica Os elementos são ordenados na tabela periódica de acordo com seu número atômico, a quantidade de prótons que eles têm. Em um átomo neutro, o número de elétrons é igual ao número de prótons, então é fácil determinar o número de elétrons pelo número atômico.
Para determinar a camada de valência através da tabela periódica é preciso identificar o período e a família do elemento. Assim, enquanto a família 1A apresenta 1 elétron de valência, a 2A apresenta 2, e assim sucessivamente.
Em cada camada ou nível de energia, os elétrons se distribuem em subcamadas ou subníveis de energia, representados pelas letras s,p,d,f, em ordem crescente de energia....Mapa Mental: Distribuição Eletrônica.