Pretérito pluscuamperfecto: é utilizado para expressar ações passadas anteriores a umaação que já está no passado. É formada pelo verbo haber conjugado no presente do indicativo mais o verbo principal no particípio.
Pretérito Pluscuamperfecto - Regulares e Irregulares Corresponde ao Pretérito Mais-que-perfeito da língua portuguesa, esse tempo verbal é usado para referir-se a uma ação passada antes de outra ação/situação passada.
Significado de Pretérito adjetivo Que já passou; que não faz parte do presente nem do futuro; passado: momentos pretéritos; vida pretérita. [Gramática] São tempos pretéritos: pretérito imperfeito do indicativo e do subjuntivo; pretérito perfeito do indicativo e do subjuntivo e pretérito mais-que-perfeito do indicativo.
Pretérito. Passado, ou mais conhecido como Pretérito, que significa um ato que ocorreu um tempo antes do presente, ou seja, que passou, existem para o pretérito (passado) alguns tipos de classificações: Pretérito Perfeito, Pretérito Simples, composto; mais-que-perfeito e Pretérito Imperfeito.
O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento. Exemplo: “Ele estava tomando banho quando sua mãe chegou do supermercado.”
O pretérito imperfeito do subjuntivo se refere a um fato que pode ter ocorrido ou não e é expresso pelas desinências –sse, -sses, -ssemos, -sseis, -ssem. ... Vejamos alguns exemplos de empregos do pretérito imperfeito do subjuntivo: Dona Maria esperava que o neto chegasse em casa com segurança.
Pretérito Imperfeito do Subjuntivo No modo subjuntivo, o pretérito imperfeito é utilizado para expressar desejos e acontecimentos que são determinados por outros. Seu uso pode indicar uma ação do presente, do passado ou do futuro.
O pretérito imperfeito do indicativo se refere a um fato ocorrido no passado, mas que não foi completamente terminado. Expressando, assim, uma ideia de continuidade e de duração no tempo. É usado em lendas e fábulas e confere um caráter mais polido a pedidos e afirmações.
O futuro imperfeito é usado principalmente para expressar uma intenção ou suposição a cerca do presente ou futuro. Sua desinência, que como já foi dito é comum às três conjugações, é a seguinte: -É, -ÁS, -Á, -EMOS, -ÉIS, -ÁN.
O futuro imperfecto de indicativo, também conhecido como futuro simple, é o tempo verbal que expressa uma ação que vai acontecer no futuro. Pode ainda ser usado para fazer previsões, expressar probabilidade no presente ou no futuro.
Diferentemente de outros verbos (exceto o condicional), não se forma a partir do radical, mas diretamente do infinitivo do verbo. Ou seja, você apenas acrescenta a terminação ao verbo, sem precisar omitir nenhuma parte do mesmo. Além disso, a desinência é a mesma para as três conjugações -AR, -ER e -IR.
No futuro simple, há verbos regulares e irregulares. As desinências são as mesmas para os verbos das três conjugações (–ar/ –er/ –ir) e para os regulares e irregulares: –é, –ás, –á, –emos, –éis, –án. Ir, ser e estar são regulares no futuro simple. Não sofrem modificação na sua raiz.
Condicional Simple - Regulares Também conhecido como Potencial Simple, Futuro Condicional, Futuro Hipotético, Imperfecto de Futuro ou Condicional Imperfecto, esse tempo verbal expressa desejos e possibilidades teóricas, ou probabilidades e suposições no passado. Corresponde ao Futuro do Pretérito da língua portuguesa.
Lista e conjugação de verbos irregulares em espanhol
Verbos regulares